Controle de processos meio inteligente

Estou montando um modelo e acabei com alguns dilemas, gostaria de alguma ajuda se possível:

Estou abstraindo alguns conceitos da modelagem para facilitar.
É um sistema de controle de processos, processo pode ser qq processo interno da empresa, a interface será web e provavelmente desktop usando RCP e eRCP.

Tenho um processo, um projeto tem um cliente, cada processo tem várias interações e cada interação possui um fluxo de atividades formado por uma ou mais atividades. Eu tenho vários tipos de processo e cada tipo possui um fluxo diferente.

Para cada atividade eu tenho um responsável e gero um valor, que no final dá o valor da iteração, que no final (somando todas as interações) dá o custo do processo, eu tenho de manter controle de em que ponto da iteração um processo está, se está demorando e também controlar prazos, bem como as filas, pois cada atividade tem um tempo limite a pessoa que recebe termina e passa para frente (o sistema decide quem recebe o processo). E por último o esquema de avisos de prazos e alertas é configurável de acordo com o tipo de processo e cliente,

Como eu imaginei modelar, abstraindo eu teria os seguintes componentes:

Processo: processo como classe abstrata, cliente, tipo do processo (interfaces)
Acompanhamento: fluxo, iteração e atividades e responsáveis - role pattern
Aviso: gera avisos por email para responsável e supervisor
Custo: controle do tempo de cada interação e valores (de acordo com o tipo de processo, cliente, responsável e atividade)
Configuração: mediator englobando os componentes acima

Estou no caminho certo, alguem teria uma sugestão, pergunta, alerta sobre esta modelagem?

Agradeço qq ajuda.

Nenhuma idéia, sugestão, comentário, estou no caminho certo, ou tá tudo errado ? risos …

[quote=Edufa]Nenhuma idéia, sugestão, comentário, estou no caminho certo, ou tá tudo errado ? risos …
[/quote]

Ei, alma, o GUJ não tem SLA.

Já que você está num cenário parecido, que tal SOA + BPM modelando seus processos com BPEL?

Desculpe se dei essa impressão a idéia não era essa, eu mesmo sou meio contra repostar para receber atenção. Foi mal.

[quote=pcalcado]
Já que você está num cenário parecido, que tal SOA + BPM modelando seus processos com BPEL?[/quote]

Eu estava tentando resolver de uma forma mais simples (eu acho mais simples, pir não conhecer BPEL), usando patterns, lguns frameworks, etc, num ambiente mais convencional, por isso a idéia de postar no GUJ para ver se estava no caminho certo. Trocar idéias de como usar alguns patterns (e obviamente nunca desejei nenhuma resposta ou solução pronta), etc, boa parte está modelada, mas sempre poderia haver uma idéia nova, sugestões. A lógica não é complexa, mas tem de ser flexível, pois eles possuem vários serviçoes e vários previstos para entrarem em operação.

Obrigado pelo retorno.

PS. Muito bom o artigo na MJ17, depois que li estou tentando aplicar os conceitos do artigo nessa modelagem.