Criação de um convite de casamento Online

meu irmão deseja si casar, mas ele gostaria que eu desenvolvesse uma pagina web com um foto de fundo deles e trazendo toda a mensagem na frete, mas ele deseja qua na hora em que o convidado acessar e digitar o endereço www.casamentodofulano.com.br/NomeDoConvidado ele pegue o nome do convidado e traga a seguinte mensagem “Com Prazer Convidamos Nome do Convidado” para a aliança matrimonial…, alguém tem uma ideia de como eu fazer isso eu estava pensando usar asp.net que estou estudando e pegar esse nome por get no endereço da url seria possível ou uma coisa muito fora do comum ???

Dá pra fazer com ASP.NET sim, sem problemas. É uma ideia bem legal.

Você vai ter que pegar o valor da URL e buscar os dados do convidado a partir disso. Eu não recomendo colocar o nome certinho com acentos e tal na URL senão você pode ter problemas. Então usaria algum tipo de banco de dados pra associar URLs a nomes de verdade.

Ex. casamento.com.br/sergio => Sérgio

(como a lista é pequena pode até ser um array simples em memória tbm)

E se voce nao quiser envolver backend, dá pra fazer fácil com JavaScript tbm. Pega a URL e mostra o nome no HTML.

Assim como o sergio disse, da pra fazer só com query string mesmo , e usar somente html e javascript é bem simples, depende principalmente da sua customização do HTML/CSS

segue um código javascript que faz isso:

function getParameterByName(name, url) {
if (!url) url = window.location.href;
name = name.replace(/[[]]/g, “\$&”);
var regex = new RegExp("[?&]" + name + “(=([^&#]*)|&|#|$)”),
results = regex.exec(url);
if (!results) return null;
if (!results[2]) return ‘’;
return decodeURIComponent(results[2].replace(/+/g, " "));
}

usando essa função vc pode pegar qualquer parâmetro da url por exemplo!!!

// url www.casamento.com.br/convite?foo=lorem&bar=&baz
var foo = getParameterByName(‘foo’); // "lorem"
var bar = getParameterByName(‘bar’); // “” (present with empty value)
var baz = getParameterByName(‘baz’); // “” (present with no value)
var qux = getParameterByName(‘qux’); // null (absent)