Qual a maneira correta de criar pacotes e classe?
O NetBeans possui o seguinte aviso:
Advertência: é altamente recomendado que você não coloque classes Java no pacote default.
Se eu desmarcar a opção “Criar classe principal”, o pacote default fica vazio e então sigo para criar um novo pacote. Mas ao fazer isso o pacote default desaparece (ou será que fica invisível?). Se crio uma classe principal ela vai para o pacote default e ficará sem uso, me forçando a criar um novo pacote e uma nova classe principal dentro dele(duas classes principais?).
Não é recomendado colocar classes no pacote default porque elas não podem ser importadas por outra classe que está em um pacote diferente do default
Se você tem:
// pacote default
class X {
}
...
package a.b.c;
import X; // erro de compilação
class ...
1 curtida
Certo, entendi. Mas estou falando dos passos iniciais. Como evitar isso que a imagem mostra.

Não sei se tem como. Quando vc cria uma classe sem pacote, o netbeans joga ela nessa pastinha do pacote default para representar que ela está no pacote default.
Não tem nada errado aí. O que está te incomodando?
1 curtida
Bem, estava tentando seguir a recomendação do NetBeans. Tentando criar as classes fora do default. Se não há nada errado deixarei sempre assim mesmo. Obrigado.
Ah sim, eu achei que você não queria que aparecesse aquele <pacote default>
. Como eu disse, a recomendação do NetBeans faz sentido, porque classes no pacote default só podem ser utilizadas por outras classes que também estão no pacote default, e isso é algo ruim. Não é recomendado que você as deixe ali. Vai funcionar sem problemas, mas quando você precisar importar uma delas em uma classe que está dentro de outro pacote, vai dar problema.
Estava buscando um passo a passo de como resolver isso. Se desmarco a opção o pacote default fica lá vazio e sigo para criar um novo pacote. Ao fazer isso o default desaparece. Ele não tem função/utilidade?
*desmarco a opção “Criar classe principal” no pacote default
Eu sinceramente não sei qual a utilidade do pacote default. Eu acho que realmente não foi feito para nada específico, mas eles deixam lá (na verdade apenas permitem a ausência de pacote, isso que é o pacote default) pra quem tá começando a aprender java, já que a gente pode criar só um arquivo .java
sem pacote nenhum, compilar e executar pela linha de comando.
1 curtida