A duvida que me persegue dessa vez, é como construir um arquivo de configuração para uma aplicação, onde eu posso colocar parametros como o caminho para o banco de dados por exemplo…
Mas tudo isso de uma forma elegante.
:arrow: Como vocês costumam fazer? Usam um arquivo xml? uma classe Properties?
:arrow: E o mais importante, como e onde vocês costumam deixar esse arquivo? Existe um local de facil acesso por código java para a recuperação desse arquivo? Tipo, quero tentar evitar colocar explicitamente o local do arquivo como em (codigo pego na net):
Gostaria da ajuda e opinião de vocês para continuar meus estudos. Uma outra duvida é se nesses tipos de arquivos vocês costumam colocar nome de usuario de senhas para os bancos de dados… se não, como vocês costumam fazer?
E ai beleza!
Não sei se esta forma é a mais correta, mas eu utilizo um banco de dados chamado hsqldb para armazenar todas as configurações do programa, incluindo o caminho para o banco de dados de produção.
Espero que eu tenha ajudado.
Um abraço!!
Não é exagero um banco de dados só pra guardar as configurações da aplicação? :shock:
E não vou ter o problema que quero evitar, o de ter que citar explicitamente o caminho para o banco de dados hsqldb :?:
Caso a resposta seja não, a mesma técnica utilizada acima, não dá pra utilizar pra pegar o caminho para um arquivo de configuração qualquer :?: (não sei se fui muito claro)
Mas bem que andei dando uma lida no hsqldb e axei bem interessante… vo pensar na sua sugestão…
eu tava justamente pensando como fazer meu arquivo de propriedade do sistema, se eu não fizer do modo que esta no tutorial
vou fazer em xml, que pra mim aparenta ser mais pratico de trabalha do que com properties
E quanto a banco de dados eu estou discartando essa opção pois é um arquivo que pretendo ficar alterando direto e precisa ser algo pratico.
jingle
Já havia visto este artigo sobre propoerties. Realmente muito bom.
Então você propõe usar o arquivo de configuração da maneira proposta pelo artigo? Tipo, é correto deixar o arquivo aonde o artigo propõe? junto a aplicação (axo que é isso não?)?
E referente as senhas do banco por exemplo… você aconselha deixar nesse arquivo mesmo?
Vou fazer meu arquivo em XML mesmo, achei mais pratico, e vou por junto a aplicação.
e quanto a questão de senhas até andei dando uma olhada, pelo que vi é bom usar senhas criptografadas para poder aumentar um pouco o nível de segurança.
Mas como meu trabalho é só academico e não vai ser cobrado algo referente a segurança, só vou me preocupar neste quesito caso me sobre tempo…
é uma pena que o busca do guj esteja meio desfalcado se não eu ia postar aqui alguns tópicos que vi referente a segurança de senhas,
mas procurando um pouco mais, deve achar “N” maneiras de fazer.