Criar fluxogramas

Pessoal, bom dia.

Estou com um trabalho na universidade e o professor solicitou que programássemos um sistema administrativo de universidade voltado para os cursos, com cadastros de professores, alunos, disciplinas. turmas e cursos.

A minha dúvida é a seguinte, após ter cadastrado um curso, pegar as informações de disciplinas, pré-requisitos, quantidade de semestres e gerar automaticamente o fluxograma, sem interferência do usuário.

Como posso fazer isso da melhor forma possível?

Sua dúvida ficou bem confusa. A melhor forma possível é uma OO forte, design patterns aplicados, querys bem estruturadas… Fica dificil entender o que você quer sem entender 100%, rs.

Recomendo que você faça da forma que aprendeu na faculdade e depois pense em mudar/melhorar seu código.

haha

Realmente é confuso, até pra nós discentes do curso, basicamente, ele quer que após ter os dados necessários de um curso, que crie a grade em pdf, “automaticamente”.

Neste momento sua dúvida está aonde?

Em relacao a buscar os dados do banco, se for bd relacional, basicamente é estudar SQL, de resto teria que dizer exatamente qual sua dúvida em relacao a isso.

Em relacao a apresentacao da grade em um PDF, voce pode usar HTML pra programar esse relatório, fica mais flexível. Se está usando Java, o componente iText seria uma das opcoes para gerar PDF a partir de um HTML. Outra opcao seria ferramentas visuais como Jasper Reports, que é mais fácil, porém mais engessado.

De resto, especifique melhor sua dúvida por partes.

Então, o problema todo é ter que acabar usando um ArrayList do tipo JButton ou JLabel para inserir todas as disciplinas do curso e fazer essa manipulação para estar no JPanel da forma que precisa. Não sei se deu par entender.