Criar o Executavel e Instalador do meu Programa Java

Bom dia Caros.

Como consigo criar uma executável e instalador do meu programa em Java levando as considerações a baixo?

  • Meu cliente não tem nada o JDK instalado e nem nenhum JDBC utilizado.

  • A instalação tem que ser simples e pratica.

O que eu já teste:

Criação do Executável - Eclipse: Clique com o botão direito do mouse e selecione a opção “Export>Java> Runnable JAR file” e sigo o fluxo usando na opção Libray handling Copy required libraries into a sub-folder next to the gererated JAR e clico em Finish

Criação do Install - Inno Setup.

Estou no caminho certo? Mais já testei o install e não funcionou o executável.

Antigamente eu usava o Ghost Installer para criar um instalador contendo o JDK e os JARs de minha aplicação

Mais precisa colocar na maquina do cliente o JDK e JDBC em suas pastas como esta na minha maquina de desenvolvimento?

Na máquina do cliente não precisa do JDK, só do JRE.
Sim, eles vão ficar em alguma pasta.

Na época que eu fazia isso, acabava montando uma estrutura de pastas mais ou menos assim:

Unidade de Disco
    |
    +--> Pasta do Programa Instalado
             |
             +--> Pasta do JRE
             |
             +--> Pasta do Banco
             |
             +--> Jars do Programa
             |
             +--> Outros arquivos e atalhos

No caso meu banco de dados já esta instalado na maquina, eu só precisaria do db.properties que é responsável pelas informações de local, usuário e senha invés da Pasta do Banco. Certo?

E além do instalador do programa em si precisaria de algum outro componente? No caso de um programa em Java coloco o JDK ou JDBC na maquina do cliente?

O cliente só precisa do JRE.
JDK é usado para desenvolvimento.
JDBC é só o nome do framework de acesso a banco, que faz parte do JRE.