Criar ou pagar um servidor?

Galera, eu tô com uma dúvida bem cruel aqui, eu pagava um servidor, era bom até. Mas eu praticamente não usava (na época), então acabei cancelando. Hoje eu já tenho uma necessidade um pouco maior, mas ainda sim posso adiar essa escolha.

Sei que se eu criar meu próprio servidor, acabaria comprometendo um pouco da minha internet e o desempenho do meu PC (já que eu iria usar o VirtualBox).

E meu medo de pagar por um servidor, é precisar dele e ele dar umas mancadas, por exemplo ficar offline do nada, ou até mesmo eu ficar sem grana (ou acabar esquecendo de pagar), e ficar refém do sistema, fora o atraso que posso ter ao enviar alguns dados…

O que vocês preferem?

1 curtida

Vou resumir aqui pra você:

Amazon.

[]'s

Experimente VMs em:

  • Google Cloud
  • Azure
  • Amazon
  • Heroku (nunca usei, mas falam muito aqui no forum)
1 curtida

Além das opções dos colegas, de inicio se quiser brincar com hospedagem compartilhada sem custo, recomendo 000webhost, assim te ajuda mensurar melhor se permanece ou evolui a categoria…

Depende do que você quer hospedar no servidor.

Algumas coisas para levar em consideração:

  • Custos com energia
  • Risco de deixar sua conexão exposta publicamente
  • Custos com hardware/manutenção
  • Vida útil dos componentes
  • Limitação do desempenho devido a conexão

Se você pretende montar um servidor de testes ou algo que uma indisponibilidade temporária não seria problema, um servidor pessoal daria conta.

Mas se você precisa de um servidor que fique disponível 24/7, tenha bom desempenho e confiabilidade. Seria mais indicado um servidor remoto.

Já sugeriram opções de servidores, que até oferecem um período de teste generoso, como AWS, GCP, Azure, aqui tem mais uma lista com outras opções de VPS grátis. Mas tudo vai depender da utilização que você vai fazer do servidor.

No caso de um servidor de testes básico para PHP, a 000webhost ou uma hospedagem compartilhada desse tipo seria o suficiente. Mas para alguma coisa que você espera confiabilidade, algum investimento vai ser necessário.

E para não esquecer de pagar, o que não faltam são aplicativos de e-mail, lembrete, calendário, que você pode usar para te lembrar com antencedência.

1 curtida

Para algo profissional minha escolha seria por um servidor externo qualificado, além da limitação da banda de internet que citou, ainda existe a questão de segurança e redundância, já pensou o que fazer em caso de falta de energia ? Ou em caso de invasão e exclusão de todo conteúdo ?

Acredito que em projetos profissionais o custo-benefício de um host pago é melhor que uma solução caseira com gerenciamento próprio.

Segue um ranking com as 10 empresas mais recomendadas.

Espero ter ajudado.

Pensamento totalmente errado um servidor pago de boa qualidade isso quase não acontece e se acontecer são fatores diversos que inclusive a sua Internet também pode parar e seu Site consequentemente também vai parar.

Escolha servidores de qualidade como já relatado nesse emaranhado de respostas como

1 curtida

Eu iria de “cláudi” mesmo.
Todas as opções possuem cobrança por volume, logo, se o teu sistema será pouco acessado, pagará pouco. Se aumentar, vai aumentar a cobrança. Natural.

1 curtida

Valeu rapazeada!!