Criar programas com JFrame

Olá pessoal, quando vejo os tópicos daqui, vejo que são pessoas bem experientes, como eu sou novo, tenho muitas duvidas, para a maioria de vocês parece besta, mas eu gostaria de fazer pois isso me deixa com pensamentos bem negativos. Então… eu gostaria de saber se é mais viável criar programas pelo código fonte ou criar pelo método clicar e arrastar? o que o mercado mais exige? é viável aprender os dois ou aprender um e partir para outros estudos como JSF e prime faces? o mercado de trabalho é grande com JAVA? e por ultimo, o que estudar mais com JAVA? como falei pode parecer besteira para maioria de vocês, mas quem puder me ajudar ficarei muito agradecido, Desde já agradeço :slight_smile:

Minha opinião, baseada com o que já presenciei ao longo de 17 anos desenvolvendo em Java:

Criar pelo método “clicar e arrastar” gera uma falsa sensação de produtividade tanto para o programador quanto para suas lideranças.

Esse método te limita a programar dependendo das características do editor que você está utilizando, e induz a usar péssimas práticas de programação e nenhuma ou pouca reusabilidade de código.

Quando você precisa fazer alguma manutenção, o que teoricamente deveria ser simples de resolver, se torna confuso e trabalhoso para modificar.

1 curtida

Ah entendi, já me ajudou a tirar um peso, pois sempre fico em duvida com essas coisas, muito obrigado amigo!