Criar rotas para CEPs - para integrar um sistema ja existente

Bom dia pessoal. Sou novo por aqui no GUJ e gostaria de saber se alguem poderia me ajudar em como resolver um problema. Trabalho de estagiario e foi me dada a missão de desenvolver uma forma de calcular rotas (varias ao mesmo tempo) a partir de um unico CEP de origem (no caso o cep da empresa). Essa aplicação seria alimentada pelo que foi me dito pela equipe gestora através de um arquivo txt ou csv contendo diversos CEPs. A partir dessa alimentação o sistema deverá calcular a distancia e rota para os ceps presentes no arquivo.

A questão é que ao que me foi dito, os ceps seriam abastecidos através do sistema que já existe na empresa (um sistema de vendas com diversos clientes cadastrados). Quando um vendedor finalizar uma venda, é gerada uma nota contendo os itens que o mesmo comprou que é impressa na equipe de expedição. Com base nisso ele gostaria que ao ser impresso a nota, o sistema coletasse o CEP e na aplicação que ficaria no computador da expedição gerasse o calculo da rota e distancia - tendo como ponto de origem sempre o CEP da empresa.

Não sei se ficou claro o problema, mas foi dessa forma que me foi passado a situação. Alguem poderia me ajudar! OBS: Essa aplicação ainda nao foi iniciada, e poderá ser resolvida em qualquer linguagem de programação! Grato!

E você vai utilizar qual API de mapas para resolver este problema? Se for apenas na mão, fica complicado.
Quais seriam os critérios para o cálculo da rota? Apenas 2 ceps? Mais de 2? Melhor tempo? Menor tempo? Melhor rota?

1 curtida

Então eu sinceramente nao sei que tipo de API poderia usar pra auxiliar isso. Em minhas pesquisas pensei se isso pode ser resolvido com auxilio do google maps. Com relação aos critérios, seriam usar sempre como base o CEP de origem da empresa e traçar a rota para o CEP destino. Podendo ser por vezes mais de um CEP de destino. A base seria para calcular o melhor tempo dentro da melhor rota!

Sei que minhas informações não devem estar sendo totalmente precisas ou ditas das melhores formas, mas sou totalmente iniciante nisso e não conheço muito de terminologias técnicas e/ou formas de resolução de problemas! Agradeço desde já a atenção!

Primeiro, você precisa saber se a empresa tem algum contrato com alguma fornecedora de soluções de mapas, como a google ou mesmo a openmap.
Segundo, precisa levantar estes requisitos, pois, existe um problema clássico no mundo dos algoritmos, que é o problema do caixeiro viajante, no qual, invariavelmente, você venha a cair.
Terceiro, como disse, trabalhar só com o CEP é meio complicado, você precisará fazer revgeo (basicamente, obter as coordenadas de um determinado endereço) para conseguir calcular rotas e detalhes da mesma (distância, tempo de ida e volta, etc). Este serviço é cobrado à parte.
Enfim, você tem vários desafios pela frente, comece levantando tudo o que puder de requisitos.

1 curtida