Criar subdominios "virtuais" com php + .htaccess

Boa noite pessoal.

Preciso desenvolver um sistema grande, e complexo, que funcionará da seguinte forma:

1. O cliente precisará fazer um site com grande custo e benefício.
  2. Ao invés de se criar um projeto complexo, ele ira se cadastrar no site e escolher um template para usar.
  3. Ao escolher o template dele, ira configurar o nome do site, que ficaria para ser usado em um subdominio, com por exemplo “www.nomedaempresa.dominioprincipal.com.br”.

Este padrão é utilizado no wix e em outros geradores de sites, a ideia é implementar na empresa que trabalho uma solução que economize tempo e dinheiro para nossos clientes.

Eu já tenho todo o conhecimento da parte de desenvolver o sistema em sí (CRUD’s, seleção de e configuração de temas, etc), porém não tenho o conhecimento de como criar este subdominio através de um formulário simples sem utilizar a função do cpanel.

Além disto, a ideia é de que o script php capture a url, e utilize de um “explode” para poder quebrar esta url e pegar o nome da empresa, que seria usado como um “alias” para consultar na base de dados as informações do template dele, e depois de processar tudo, carregar as informações na tela.

Agora que voces sabem o que pretendo fazer, alguém sabe uma forma de fazer esta criação de subdominio “virtual” (eu falo virtual pois ele não vai criar pastas na hospedagem [e nem é necessario já que preciso do subdominio apenas para pegar este pequeno nome e exibir o template na tela]).

O padrão que usamos atual é “dominioprincipal.com.br/empresa”, e queremos transformar na opção que falei acima.

Fala ae Lucas, tranquilo!? Vc conseguiu resolver sua questão do subdomínio “virtual”? Estou no mesmo impasse, preciso que seja dessa maneira para que os meus clientes possam acessar o serviço com o domínio deles, e para configurar o DNS mantendo a url transparente, é necessário que seja por este caminho (isso conforme tenho visto até agora).

Encontrei a seguinte resposta no stackoverflow que talvez possa ajudar, estou usando servidor compartilhado, então não consegui fazer o teste ainda, quero montar a estrutura sugerida e fazer o teste!

Se vc puder dizer como estão seus testes seria ótimo. Abraço!