Dados Fiscais Java

Bom dia, estou com uma duvida, não sei se aqui é bem o lugar para ter uma orientação então desde já muito obrigado e desculpa.
A duvida é o seguinte, estou desenvolvendo uma aplicação para emissão de ECF (Cupom Fiscal), e NFe (nota fiscal eletrônica), no entanto existe toda uma regulamentação sobre a carga tributaria de cada produto cadastrado no sistema, e o problema é justamente este, não sei desenvolver esta parte. Por exemplo eu tenho a minha tela de cadastro de Produtos o que eu devo cadastrar na parte tributaria deste produto: ICMS, Alíquotas, Simples Nacional… Existe um manual de orientação para o Desenvolvedor?

Não existe uma manual oficial dizendo exatamente como o sistema deve ser, senão todos os sistemas seriam iguais (obs: exceto para a transmissão de dados para o governo, ver abaixo). O que você precisa é fazer uma análise junto ao seu cliente (se há um) para entender qual o modo de trabalhar dele e fazer o sistema de acordo. Para a parte contábil, geralmente quem emite as notas/cupons sabe o que deve constar e como calcular.

Por exemplo, em uma visão simples, você pode separar o que são dados do produto (como descrição, unidade, peso, etc) do que são dados do item da nota (como percentuais de imposto). Assim, seu cadastro de produtos teria os dados que são relativos ao produto em si (que não variam de acordo com a venda) e os itens da nota teriam os dados referentes à venda, que variam conforme regras como tipo do cliente, estado (UF), se a empresa é isenta de algum imposto (suframa, substituição tributária).

Para a NFe, há os manuais de integração ( https://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/listaConteudo.aspx?tipoConteudo=33ol5hhSYZk= ) que explica a estrutura dos arquivos. De modo geral, você pode moldar a parte de NFe com base nos requisitos desses manuais. Para ECF, há manuais de integração também.

Abraço.

lembre-de se uma coisa: se o seu software calcular o imposto errado, isso vai dar um rolo que vc não faz ideia.

em geral programas desse tipo não são baratos e precisam ser homologados com a parte Contabil da empresa antes de ir pra produção. existem alguns macetes como não usar ponto flutuante nos calculos ( pense em centavos / inteiros ) mas ai vc precisa falar com alguem que ja desenvolveu algo parecido (eu ja participei de projetos assim mas como QA, então não tome o que eu falei como lei).

O que eu lembro é que empresas que fazem estes sistemas todo o ano tem que dar alguma manutenção pq as leis mudam, etc, então entra ai uma questão de “contrato de suporte” tb.

Boa sorte.

Peczenyj, eu ja imaginava isso ai que voce falou, a parte de programação esta pronta, o que eu preciso mesmo é saber se tem orientação sobre por exemplo vou cadastrar um produto com descrição, codigo, custo, valor_venda, ICMS, IRSS entre outros… o que fazer com estes imposto? Só mandar para impressora?

TerraSkilll, Obrigado, vou dar uma olhada