DAO File

Ola galera!!..

estou estudando padrões de projeto. O padrão DAO eu to sabendo legal, porem ouvi falar de um DAO File onde pega o arquivo .sql le e traz para a classe DAO para não precisar colocar o codigo fonte em SQL e ficar um codigo muito mais limpo.

Alguem ja ouviu alguma coisa disso

Cara DAO é uma classe que implementa conexao no seu banco e cria os sql’s e tudo que vc precisa do seu banco ,
procure por " MVC " e veja como vc constroi um projeto dessa forma , é bem legal :smiley:

Entaum cara, acho q vc não entendeu o meu real problema.

A ideia de DAO e MVC eu sei o que é. O meu problema é em relação as classes DAO onde tem os scripts em SQL. Você não acha que atrapalha um pouco a visualização deste script? sem dizer q tem q fica colocando aspas dupla e a concatenação
Exemp:

"Select nm_paciente, "+
"cd_paciente, "+
"dt_nascimento "+
“from paciente”;

isso eh horrivel.

A minha ideia eh criar uma implementação de classe que leia arquivos SQL e retorne para as classes DAO em um tipo String. O codigo fica muito mais lindo.

O que acha da ideia.

Mais pensando bem, acho q posso resolver esse problema com o XML, mapeando este arquivo.

O que acham?

use Annotations!

O q eh o use Annotations???

É do XML?

veja aqui http://www.hibernate.org/hib_docs/annotations/reference/en/html/ usa anotações no lugar de xml…

[quote=rickab7]Entaum cara, acho q vc não entendeu o meu real problema.

A ideia de DAO e MVC eu sei o que é. O meu problema é em relação as classes DAO onde tem os scripts em SQL. Você não acha que atrapalha um pouco a visualização deste script? sem dizer q tem q fica colocando aspas dupla e a concatenação
Exemp:

"Select nm_paciente, "+
"cd_paciente, "+
"dt_nascimento "+
“from paciente”;

isso eh horrivel.

[/quote]

Isso é horrivel porque não é assim que se faz.
PAra concatenar frases use StringBuilder. Para passar os parametros use PrepraredStatement.
As frases até podem ficar num arquivo à parte (procure iBatis) mas no fim sempre tem que usar um PrepraredStatement.