Desabilitar barra de Menu ao chamar uma tela

Amigos, boa tarde, preciso de uma ajuda em um programa que fiz em java, pode ser ?

O programa tem uma barra de menu com alguns itens para selecionar e abrir uma tela dentro da tela de menu, até ai, tudo bem, acontece que quando seleciono na barra de menu e abro uma tela, a barra de menu fica habilitada e eu posso abrir outra tela em cima da anterior aberta e também dentro da tela de menu.

O que eu gostaria ? quando eu selecionasse um item da barra de menu, o programa abrisse a tela dentro da tela de menu, mas desabilitasse a barra de menu, para impedir de abrir outra tela em cima da que esta aberta e somente voltasse a habilitar quando eu clicasse num botão de SAIR da tela que estou, fui claro ou enrolei muito ???

Fico no aguardo de alguma ajuda e agradeço desde já.

Armando

Vc está utilizando JFrame? JDialog?

Oi, estou usand um JFrame e um JMenubar.

Amigo, usei este codigo,

jMenuItem1.setEnabled(false); e funcionou, desabilitei o item1 do menu, só que tenho

jMenuItem 1 … jMenuItem15,

Terei que dar um jMenuItem.setEnabled(false); do item 1 até o 15, cada vez que clicar em um item ou tem uma maneira mais facil de fazer isso ? Ainda terei que em cada botão de “SAIR” de cada tela, dar de 1 a 15 vezes jMenuItem1.setEnabled(thue); é isso mesmo ??? Peço sua ajuda, já consegui executar o que quero, só achei muito trabalhoso, deve haver uma maneira mais facil, não ? Obrigado.

Amigo, desculpa estar te pertubando, consegui resolver o meu problema da seguinte maneira, em vez de dar um enable em cada sub itens do menu, dei um enable no menu principal e funcionou como eu desejava.

jMenu1.setEnabled(false);
jMenu2.setEnabled(false);
jMenu3.setEnabled(false);
JMenu4.setEnabled(false);

Quando retorno com um SAIR da tela que abri, dou um,

jMenu1.setEnabled(Thue);
jMenu2.setEnabled(Thue);
jMenu3.setEnabled(Thue);

Muito obrigadoo pela atenção e até uma proxima, fique om Deus.

Armando