e ai pessoal tudo bem?
ja faz uns 2 meses que eu estou trabalhando em cima da RA, mas paro por falta de tempo e continuo.
bom
vou postar o que eu consegui:
existe um site que cria automaticamente a realidade aumentada a partir de diversos tipos de arquivos, seja em .jpg, .dae, .md2. O site é http://www.ezflar.com/home/show_home, ai vc vai em generator e cria, eu testei o com dae ja que é em 3d não fui muito feliz, usei o sketchup para exportar em dae, assim não consegui dar um upload nas texturas da criação, usei o md2, esse sim fui feliz, ficou muito bom, é so procurar na internet um objeto nesse formato e testar para ver.
usei o ARTK-simplif que é um programa .exe que tem como vc usar modelos prontos, criar seu “marker” (figura na qual vc deve apontar sua web cam para gerar a RA), etc… Esse programa usa arquivos .wrl, eu peguei um programa open source chamado Blender, (procurei até falar chega como eu consigo colocar scripts nele, tentei tbm e nada, se alguem puder me ajudar agradeceria muito), esse programa cria quase todos os tipos de formatos, wrl, md2, dae, etc. Acho que seria o ideal, já que não precisa pagar nada e tem apenas uns 10 megas.
usei tbm o ARToolKit-2.65, pra falar a verdade não entendi muita coisa dele, apenas vi os exemplos bem legais tbm, e com ele é possivel gerar RA sem necessidade de programas.
tem um plugin para o sketchup chamado arplugin mas ele é pago e pesadão(pelo menos para o meu pc), nele vc consegue vizualizar os arquivos do programa em ar
tenho o maya tbm mas não consegui mecher nele.
Bom acho que é isso, quem puder compartilhar também suas experiências seria muito bom, quem sabe não criamos um tutorial passo a passo para ajudar aos que possuem duvidas.
abraço a todos