Desenvolvimento de realidade aumentada utilizando Java

[quote=nosphera]Boa chamuska … vamo interagir

Eu to estudando o Jar Tollkit, e tem o NY toolkit, mas tutorial ta dificil …

A descriçao do JAR Tollkit ta aqui http://www.jaist.ac.jp/~hideaki/man/jARToolkit/net/sourceforge/jartoolkit/core/JARToolKit.html.

O NY AR Tollkit eu não achei manual ou tutorial, quem achar avisa.

Vou organizar um material que tenho e vou postar.

Alguém sabe a melhor engine pra utilizar os modelos, tipo Papervision 3d. O OSGART é pra .NET e C++ mas parece que com o .NET da pra portar em java …[/quote]

Esse link não está funcionando. Alguém sabe onde encontro o JARToolKit?

Bom, recebi umas mensagens e resolvi comentar.

1 - a marca (o .dat) poder ser gerado por um programinha que voce encontra neste tutorial aqui ( http://www.cabanacriacao.com/blog/archives/tutorial-realidade-aumentada-flartoolki/ ) ou por algum software gráfico como o Corel Draw.

2 - aconselha-se que a marca tenha uns 8 cm de lado no papel (borda externa) e 4 cm na borda interna, claro deixe um espaco em branco além da borda externa, senão o raster não identifica a marca.

3 - a extensão da imagem 3D (.dwg, .dae, .3ds …) vai depender da biblioteca que estiver usando no teu projeto, o papervision vem com suporte a vários formatos distribuidos em classes diferentes.

4 - a implementação inicial fica mais fácil em Flex (minha opnião), mas o Java (NyARToolkit) te da mais recursos.

5 - o que realmente implementamos é a classe que gerencia a reprodução da animação 3D. Nesta (ou em classes auxiliares, que é meu metodo preferido por facilitar a manutenção) ajustamos a câmera, o frame que receberá a imagem renderizada, o objeto que recebe a marca, o objeto 3d e o processo de captação do raster, o processo de renderização é do Toolkit, não precisamos nos preocupar com ele no início (claro que em projetos mais elaborados sempre é bom estar por dentro, mas não nosso caso iniciante)

Abraços.

O JAR ToolKit

http://www.jaist.ac.jp/~hideaki/man/jARToolkit/net/sourceforge/jartoolkit/core/JARToolKit.html

e ai pessoal tudo bem?
ja faz uns 2 meses que eu estou trabalhando em cima da RA, mas paro por falta de tempo e continuo.
bom
vou postar o que eu consegui:

existe um site que cria automaticamente a realidade aumentada a partir de diversos tipos de arquivos, seja em .jpg, .dae, .md2. O site é http://www.ezflar.com/home/show_home, ai vc vai em generator e cria, eu testei o com dae ja que é em 3d não fui muito feliz, usei o sketchup para exportar em dae, assim não consegui dar um upload nas texturas da criação, usei o md2, esse sim fui feliz, ficou muito bom, é so procurar na internet um objeto nesse formato e testar para ver.

usei o ARTK-simplif que é um programa .exe que tem como vc usar modelos prontos, criar seu “marker” (figura na qual vc deve apontar sua web cam para gerar a RA), etc… Esse programa usa arquivos .wrl, eu peguei um programa open source chamado Blender, (procurei até falar chega como eu consigo colocar scripts nele, tentei tbm e nada, se alguem puder me ajudar agradeceria muito), esse programa cria quase todos os tipos de formatos, wrl, md2, dae, etc. Acho que seria o ideal, já que não precisa pagar nada e tem apenas uns 10 megas.

usei tbm o ARToolKit-2.65, pra falar a verdade não entendi muita coisa dele, apenas vi os exemplos bem legais tbm, e com ele é possivel gerar RA sem necessidade de programas.

tem um plugin para o sketchup chamado arplugin mas ele é pago e pesadão(pelo menos para o meu pc), nele vc consegue vizualizar os arquivos do programa em ar

tenho o maya tbm mas não consegui mecher nele.

Bom acho que é isso, quem puder compartilhar também suas experiências seria muito bom, quem sabe não criamos um tutorial passo a passo para ajudar aos que possuem duvidas.

abraço a todos

Boa!

Eu ja consegui rodar em flex e em java …

Vou comentar os códigos direito e postar aqui …

Como diz o camarada wesleybruno, ainda tem uns comentarios em japonês (rsrsrsrrsrsrsrs) mas rodou. O mais chato na minha opnião foi instalar as bibliotecas no eclipse … mas então eu inclui os kits direto no projeto, aí funcionou legal (mas com apenas uma marca) …

Pros modelos 3d eu to usando o Blender (não sei usar o blender bem, peguei uns tutoriais e fui a ferro) pra exportar em .dae, é o que rodou melhor. Tem alguns que tem que dar uma tratada melhor, daí usei o 3D Studio Max pra mexer e o Blender pra converter. Não consegui exportar as texturas no modelo em .dae, se alguem souber me avisa…

Alguem mais conseguiu rodar direito em java?

Da pra postar arquivo aqui?

nosphera

teria como vc me ensinar como q eu instalo um script no blender cara?
não estou dando conta
vlw

como assim?
tu conseguiu instalar o blender? (tem que instalar o python pra rodar o Blender)

conseguiu abrir as imagens? se não conseguiu procura .3ds .dae no google que aparece uns sites com umas coleções de modelos (ja baixei 40gb de modelos)

tem que exportar para Collada 1.4 (.dae), o 1.3 não funciona direito …

Detalha mais …

nosphera é assim,

• eu instalei o blender
  • intalei o python
  • alem dos scripts imbutidos no python eu já tentei instalar um especial para collada que peguei na net e nada
  • ja tentei abrir uma imagem em .dae mas aparece que ele não conhece o formato do arquivo
  • o que eu quero é pegar uma imagem em formato dae e converter para .vrlm
    no seu caso para importar e exportar em .dae foi automatico?
    tipo vc so instalou o blender e o python e funcionou 100% para importar e exportar?

obrigado pela atenção que vc esta me dando nosphera

abraço

Galera já me aproveitando do tópico, a UFRN e a DIMAP-UFRN junto com a Sociedade Brasileira de Computação, estão esse ano organizando o 12° Simpósio Brasileiro de Realidade Virtual e Aumentada, será sediado aqui em Natal entre os dias 24 e 27 de maio desse ano.

a chamada foi em cima desses temas:

*  Vida artificial;
* Realidade aumentada e misturada;
* Ambientes virtuais colaborativos;
* Aceleração de hardware gráfico;
* Renderização e modelagem baseada em imagens;
* Dispositivos de entrada e saída 3D;
* Técnicas de interação 3D inovadoras;
* Animação, renderização e modelagem interativa;
* Aplicações 3D para Internet;
* Interação multimodal;
* Renderização e modelagem de multi-resolução
* Ambientes virtuais interligados;
* Visualização, animação e simulação em tempo real;
* Técnicas gráficas em tempo-real;
* Impactos sociais, econômicos e técnicos da Realidade Virtual;
* Telecolaboração e teleoperação;
* Interação baseada em vídeo;
* Aplicações de Realidade Virtual e Realidade Aumentada em qualquer área;
* Realidade Virtual e Realidade Aumentada para visualização científica;
* Desenvolvimento de sistemas de Realidade Virtual e Realidade Aumentada;
* VRML, X3D e tecnologias relacionadas à Web.

Quem quiser mais informações à cerca do SVR 2O1O acessem:
http://www.dimap.ufrn.br/svr2010

e aqui com o chefe dos organizadores:

Selan Rodrigues dos Santos, Ph.D.
DIMAp - Departamento de Informática e Matemática Aplicada
Centro de Ciências Exatas e da Terra
Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Campus Universitário Lagoa Nova
59072-970 - Natal, Rio Grande do Norte - Brasil
E-mail: selan@dimap.ufrn.br

Tá dado o recado :wink:

Cara, instalei o blender e usei o script que vem com ele. Os modelos eu fiz em 3ds, depois importei com o blender (da pra importar vários formatos).

do blender eu exportei pra .dae (Script Collada 1.4 que veio com ele) mas as texturas não foram na animação.

Agora to estudando umas classes que reproduzem .3ds, mas meio sem tempo fica complicado.

O próprio Papervision reproduz outros formatos de animação (da uma verificada na documentação http://www.papervision3d.org/docs/as3/class-summary.html) o que facilita na questão dos objetos, é possivel importar até dwg (do autocad).

.vrml Eu nunca usei, mas gostei do que li … que classe tu usa pra reproduzir a animação ? posta um material aí …

Abraços!

ps: Alguém vai no simpósio em Natal?

a respeito de meu problema com 3d ainda não resolvi mas acho que estou no caminho certo
se alguem quiser dar uma olhada no caminho que estou andando segue os links

http://blend2java.sourceforge.net/

e tem um how to tambem

http://blend2java.sourceforge.net/blend2java-howto.html

que seria pra fazer minhas imagens 3d em Blender e depois tentar exportar pro java
achei um esquema bem legal no blender, pena que so exporta direto pra mibile
tem um export .java (para celular apenas)

pqp, que massa :open_mouth:

Olá, estou vindo aqui postar meu projeto, até o momento tenho:

• biblioteca NyARToolKit
  • projeto do JMF (para a identificação da camera e marcador) e J3D - exemplos do NyAR mesmo!!!
  • exemplos de menu e visualizador de imagens 3D(apenas Imagens3D.xml)

Ainda nem imagino como vou unir estes projetos, meus orientadores me disseram que estou no caminho certo (eles tbm não são peritos em RA - Mas acredito neles).

Ainda não compreendi como diferenciar os marcadores…somente sei que eles reconhecem o quadado preto em volta, o internao ainda nao reconhece.

Por favor se alguem tiver alguma noção, ou souber me ajudar avisa ai!!!
ou manda um email pra mim :

wesleybruno7@terra.com.br

SEGUE ABAIXO OS LINKS:

PROJETO EM NETBEANS:
http://rapidshare.com/files/386116606/NetBeansProjects.rar.html

BIBLIOTECAS (LIBs) USADAS:
http://rapidshare.com/files/386122018/lib.rar.html

Pessoal, não estou conseguindo que as imagens 3d sejam carregadas.
Já tentei inclusive aproveitar tutoriais prontos, gerando apenas uma nova imagem com o mesmo nome e extensão, mas ela não é carregada. Quando volto com a imagem original a mesma continua carregando normalmente. Estou tentando utilizar o flartoolkit.
Há algum limite para o tamanho do arquivo a ser gerado?
Alguém poderia dar uma dica de onde estou errando? Alguém teria algum tutorial de como exportar modelos 3D do Studio Max ou do Blender?

Pessoal consegui fazer finalmente as imagens 3D serem carregadas.
Quem precisar de modelos 3D no formato dae, acessem o armazém 3D do google, ele possui vários modelos free.
Alguém aí tem experiência na detecção de movimentos através da webcam?

Saiu uma matéria na MundoJava n.41 ensinando a fazer um quebra cabeça em RA no eclipse utilizando jMonkey Engine e NyARToolkit.
Vale a compra…tem um down no site que acompanha a matéria.

vc tera que alterar o local do PARAM_FILE C:/MUDAR AQUI/ para o respectivo local em seu pc!!!

tipo este modelo eu comprei a revista MUNDO JAVA e foi muito util … pois ele ajuda a montar um quebra cabeça em RA…

no meu workspace
eu importei 3 projetos do NyARToolKit 2.4
NyARToolKit (biblioteca versao 2.4 = a 2.5 tive problemas para funcionar)
NyARToolKit Util JOGL (exibição de imagens 3D)
NyARToolKit Util JMF (captura de imagem)

O principal fica na pasta Puzzle>src.>game tem 3 class dentro do pacote game
estes são o principal

as alterações no projeto devem ser feitas lá!!! a não ser que entenda o codigo da biblioteca.

http://rapidshare.com/files/412942302/workspace__projeto_da_revista_MUNDO_JAVA_n41_.rar

e ai galera estou iniciando em realidade aumantada agora.
fazendo meu tcc

queria uma ajuda de vc em java.
e no que puder ajudara.
te mais esperando resposta! :arrow:

ainda nao recebi nenhuma ajuda aqui do forum tenho varias duvidas…

meu email jacksongustavo@r7.com

mandem ajuda. ai galera…

te mais…

Cara posta aqui suas duvidas, no que pudermos ajudar o faremos

sua dúvida pode ser a mesma de outras pessoas
por isso pergunta aqui mesmo!

assim quem puder te ajudar vai responder, tenho certesa.