Desenvolvimento de realidade aumentada utilizando Java

cara eu to querendo desinvolver um aplivcativo para rodar em android …

mais nao sei que biblioteca eu uso para isso…

andei olhando algumas coisas nos links aqui mais da quer me mostrasse um caminho. que possa seguir seguro…

se puderem ajudar mandando algum link ai tutorial sei la.
:?:

Cara eu to fazendo em java … acredito que pro android deva ser muito util tambem

http://nyatla.jp/nyartoolkit/wiki/index.php?NyARToolkit%20for%20Android.en

esta é uma versão do NyARToolKit
axei excelente … parece ser uma biblioteca muito completa
eu recomendo esta ai … se não tem o A
JARToolKit tambem … mas não sei como está esta biblioteca.

pesquisa por NyARToolKit que vc vai axar algumas coisas boas na internet
so tem um detalhe … é japones … os comentarios estão todos em japones … vai ter que pesquisar tutoriais ou entender de java pra se achar na biblioteca

espero que ajude abraço

cara tenho que faze uma tabela de comparaçao entre as bibliotecas para RA .;.

se alguem puder ajudar??

Cara oque posso te ajudar é simplesmente falando as bibliotecas que conheço … ai você vai ter que correr atraz
to meio enrolado com meu TC por isso não vou poder te ajudar muito nisso, mas se precisar de algumas informações (se eu souber) te falo.

as bibliotecas que conheço são :

C:
ARToolKit

JAVA:
JarToolKit
NyArtoolKit

FLASH:
FlarToolKit

Obs:A versão em C é a que tem mais informações na net (pelo menos quando comecei minhas pesquisas para meu TC)
a versão em Flash tambem tem bastante, mas acredito que a versão em flash é apenas um extra para o NyARToolKit (um adicional ao NyARToolKit pra usar na Net.) no minimo usa a detecção e reenderização de imagens do NyARToolKit

Oque percebi até agora foi isso … ( :slight_smile: Por favor, se eu estiver errado me corrijam :slight_smile: )

Espero ter ajudado

CARA so nao axei muita coisa falando sobre JARToolKIT

nao sei procurei d mais mais sobre mais naoa axei muita coisa.

se alguem puder ajudar

Estou iniciando meus estudos com realidade aumentada. Realizei alguns testes com a biblioteca ARToolKIT, mas apenas utilizandos os exemplos que vem incluso na API. Eu gostaria de saber como posso construir meus proprios cartões. E necessário algum programa especifico para isso?

car vc tem que coloca duvidas mais especificas que tipo de cartao virtual vc que fazer…

para que dispositivo…

assim poderemos te ajudar melhor…

esperando resposta obrigado… :smiley:

[quote=jackson gustavo]car vc tem que coloca duvidas mais especificas que tipo de cartao virtual vc que fazer…

para que dispositivo…

assim poderemos te ajudar melhor…

esperando resposta obrigado… :smiley: [/quote]

Mas este é o problema. Por que eu não sei como desenvolver este cartão. Eu quero fazer algo simples. Quero apenas exibir alguma imagem gráfica, como por exemplo, arvore,carro, apenas objetos simples.

[color=darkblue]

Estive pesquisando a NyArtoolkit, consegui fazer apenas coisas muito básicas com ela (isso alterando um pouco o código) verifiquei e encontrei outras versões da mesma, só que faltam alguns jars, alguém conseguiu todos os jars necessários ?

jogl.jar
opengl.jar

pde.jar —> esse fiquei na dúvida
core.jar —> esse não consegui

Desjá agradeço

[/color]

Bom, boa tarde galera, eu gostaria da ajuda de vocês, estou fazendo meu TCC voltado a Realidade Aumentada, de começo eu queria fazer voltado pra dispositivos móveis, mas não consegui nenhuma biblioteca que pudesse me ajudar, agora estou querendo fazer a aplicação de RA voltara para desktop mesmo, utilizando o JARToolKit que é uma biblioteca para a linguagem JAVA. Eu gostaria de saber por onde começar, e como, junto com a biblioteca vem alguns exemplos porém todos eles são muitos e complicados, e já procurei sobre o jartoolkit e não acho nada que possa me ajudar. Só gostaria de entender direito o JARToolKit, por onde começar e tal, eu já estou atrasado com meu tcc na parte de implementação e gostaria muito da ajuda de vocês, a minha intenção não é fazer nada extenso e complicado, quero algo mais simples, meu tcc é voltado a realidade aumentada e Ensino, ou seja, vou fazer uma plataforma de ensino a Fisica Optica utilizando RA. Se alguém puder me ajudar, que já tiver implementado utilizando o jartoolkit ou mesmo que conheça algum site que possa me ajudar serei grato.

Obrigado desde já. :smiley:
[]s,
Jairo.

[color=darkblue]Estou com alguns problemas com NyArtoolkit, sei que o tópico é um pouco antigo, mas consegui rodar o primeiro exemplo normalmente, fiz pequenas alterações e ele funcionou corretamente, os outros exemplos estão acontecento alguns erros no caso:

JavaSimpleLite
JavaSimpleLite2
JpegSimpleLite
SingleARMarker

O erro é sempre o mesmo :[/color]

Exception in thread "AWT-EventQueue-0" java.lang.RuntimeException: java.lang.IllegalArgumentException: argument type mismatch
	at com.sun.opengl.impl.JAWT_DrawingSurfaceInfo.newPlatformInfo(JAWT_DrawingSurfaceInfo.java:86)
	at com.sun.opengl.impl.JAWT_DrawingSurfaceInfo.platformInfo(JAWT_DrawingSurfaceInfo.java:52)
	at com.sun.opengl.impl.windows.WindowsOnscreenGLDrawable.lockSurface(WindowsOnscreenGLDrawable.java:189)
	at com.sun.opengl.impl.windows.WindowsOnscreenGLContext.makeCurrentImpl(WindowsOnscreenGLContext.java:57)
	at com.sun.opengl.impl.GLContextImpl.makeCurrent(GLContextImpl.java:134)
	at com.sun.opengl.impl.GLDrawableHelper.invokeGL(GLDrawableHelper.java:182)
	at javax.media.opengl.GLCanvas.maybeDoSingleThreadedWorkaround(GLCanvas.java:412)
	at javax.media.opengl.GLCanvas.display(GLCanvas.java:244)
	at javax.media.opengl.GLCanvas.paint(GLCanvas.java:277)
	at sun.awt.RepaintArea.paintComponent(RepaintArea.java:248)
	at sun.awt.RepaintArea.paint(RepaintArea.java:224)
	at sun.awt.windows.WComponentPeer.handleEvent(WComponentPeer.java:306)
	at java.awt.Component.dispatchEventImpl(Component.java:4577)
	at java.awt.Component.dispatchEvent(Component.java:4331)
	at java.awt.EventQueue.dispatchEvent(EventQueue.java:599)
	at java.awt.EventDispatchThread.pumpOneEventForFilters(EventDispatchThread.java:269)
	at java.awt.EventDispatchThread.pumpEventsForFilter(EventDispatchThread.java:184)
	at java.awt.EventDispatchThread.pumpEventsForHierarchy(EventDispatchThread.java:174)
	at java.awt.EventDispatchThread.pumpEvents(EventDispatchThread.java:169)
	at java.awt.EventDispatchThread.pumpEvents(EventDispatchThread.java:161)
	at java.awt.EventDispatchThread.run(EventDispatchThread.java:122)
Caused by: java.lang.IllegalArgumentException: argument type mismatch
	at sun.reflect.NativeMethodAccessorImpl.invoke0(Native Method)
	at sun.reflect.NativeMethodAccessorImpl.invoke(NativeMethodAccessorImpl.java:39)
	at sun.reflect.DelegatingMethodAccessorImpl.invoke(DelegatingMethodAccessorImpl.java:25)
	at java.lang.reflect.Method.invoke(Method.java:597)
	at com.sun.opengl.impl.JAWT_DrawingSurfaceInfo.newPlatformInfo(JAWT_DrawingSurfaceInfo.java:83)
	... 20 more

[color=darkblue]Se alguém puder ajudar desde já agradeço ![/color]

Desculpa pelo abandono ao forum, mas estou atolado de coisas com meu tcc

a respeito de sua pergunta Metaleiro

jogl.jar
opengl.jar

eu utilizei os jars do JME, entra no site do JMonkeyEngine e faz o download
http://jmonkeyengine.org/downloads/

dentro destes jdk tem a pasta lib, la tem muitas jars … na versão que baixei 2.0 tinha o jogl e muito mais … atualmente esta na 3.0
mas deve ter tambem

em meu projeto utilizei apenas os jars da JME
e ta rodando ok aqui … so que somente utilizei os pacotes .utils da biblioteca, e modifiquei um codigo do artigo da revista mundo java n41

paulofafism
nao entendi sua pergunta … tipo vc quer criar os “marcadores”? é isso? …
se for existe um gerador de marcador, se nao me engano escrito em linguagem C

http://realidadeaumentada.com.br/home/index.php?option=com_content&task=view&id=38&Itemid=54
esse é o do site realidadeaumentada (gerador online)

se não for isso por favor me especifique melhor oque seriam estes “cartões”

em breve estarei disponibilizando meu codigo completo do projeto RADC e minha monografia
que estou apresentando em minha faculdade como TCC

estou negociando com um professor se ele pode hospedar o link pra mim, sem custo
se isso for possivel volto aqui para passar o link para todos terem acesso a meu projeto

foram + de 1 ano de pesquisa, graças a grandes referencias conseguimos terminar o projeto, porem ainda é protótipo
possui defeitos e incrementos a serem adicionados

por enquanto funciona por diretório (pasta “…\Data”) e ainda possui problemas com a exibição da textura
espero que quando postar o link pessoas se interessem por continuar o projeto…
pois é muito importante a evolução das pesquisas, e gostaria de ver meu projeto evoluir não so com minha ajuda e de meu companheiro de TCC. Lembrando que este projeto utiliza a biblioteca NyARToolKit que possui licença GPL, não podendo ser comercializado (a não ser que entrem em contato com a Empresa do NyARToolKit para comprar uma licença).

em breve volto com noticias.

Oie!!!
Eu desenvolvi o meu tcc em C utilizando o ARToolKit. Agora queria passar pra jARtoolKit ou NyArtoolKit.
Queria saber se vcs tem algum tutorial de instalação desses frameworks!!
Ah… quem quiser ver a aplicação do meu tcc… tá ai o link do vídeo dela:

Desculpa a ausencia
estou passando aqui para disponibilizar todo o material que reuni
de quando comecei ate o fim do tcc
esta incluso o codigo fonte, monografia e outras coisas

fiquem a vontade para baixar e se precisarem de alguma informação,
se eu puder vou ajudar

aproveitem o download pois o link q postei é do rapidshare
e logo deletarão
se alguem puder postar este arquivo agradeço, para podermos manter estes projetos na internet para consulta
Lembrem-se, isso foi um protótipo então ainda possui erros, como nao vou continuar o projeto, disponibilizo aqui pra todos poderem acessar.

segue o link:
http://rapidshare.com/files/450671404/CD_TCC.zip

ta um pouco grande mas vai compensar o download, tem bastente coisa interessante, e que podem ajudar

Fiz vários testes utilizando realidade aumentada em Java, não agradei muito do desempenho, talvez pode ter sido algo que fiz de errado. Acabei optando pela implementação em C que é muito melhor

Galera… upando este tópico rsrs…

Alguem pode passar material de aplicação em realidade aumentada usando java, para iniciantes? rsrsrs
Sério…

Uso o eclipse.

O tcc do amigo aê em cima eu não consegui baixar…

Preciso de material, orientação remota… qualquer coisa. rsrs

Se alguem puder ajudar… é para um projeto de pesquisa.

Abraço a todos.

segue o link atualizado de meu TCC

http://www.megaupload.com/?d=6UPP4Y3Z

eu nao tenho uma conta premium então nao fica muito tempo ON o link.
qualquer coisa so avisar.

eu dei uma parada no projeto pois estou estudando C# + XNA para criação de jogos agora, mas se eu puder ajudar estarei respondendo aos e-mails

Tá ajudando muito as dicas, Valeu! Gente eu comecei a me interessar por Realidade Aumentada a pouco tempo, queria saber se com Java funciona mesmo para celular (smartphone)? Eu precisava fazer isso para essa semana ainda (trabalho de escola) e seria muito legal usar RA, será q tem como? Os personagens 3d já estão prontos oq está pegando mesmo são os códigos, eu não entendo quase nada! Eu até baixei o NyARToolkit pra dar uma olhada… só q não consegui :shock: Alguém poderia me ajudar me passando algum tutorial, ou vídeo para explicar como usar esses códigos e tal (eu achei agora esse forum, vou dar uma olhada por ai, mas achei melhor já deixar aqui minha mensagem) Desde já muito obrigado!!! :smiley:
meu msn: arthf@hotmail.com.br

Olá, alguem teria algum tutorial para dar os primeiros passo no desenvolvimento de RA em java?
Sorry por reviver tópico tão antigo, mas estou pensando em basear meu tcc em RA para dispositivos mobile, e a plataforma que queria utilizar é a java,
Mas esta muito ruim de conseguir material para aprender o basico dessa implementação… se alguem puder contribuir desde ja agradeço