Bom pessoal, estou de férias da faculdade e tô com planos de desenvolver uma aplicação para o restaurante do meu pai.
Já tenho o banco pronto, pois foi o projeto final da disciplina de Banco de Dados, estou usando MySql, porém estou pretendendo mudar, ainda não sei.
Quero desenvolver a aplicação em Java e tem algumas coisas que vou precisar que ainda não vi no curso:
*Impressões utilizando Impressora não fiscal - Para fazer a impressão de comandas, e também pedidos na cozinha.
*Conexão com balança - Capturar o peso do prato, tendo em vista que o restaurante funciona como self-service. Um detalhe é que quero utilizar da seguinte forma: O cliente vai se dirigir até a balança, colocar o prato e com um cartão de consumo, fará a leitura com um leitor de código de barras e vai registrar o peso.
*Utilização de Smarthphones - Essa é a parte que não vi nada ainda, quero utilizar o smarthphone com os garçons, para que eles anotem possíveis pedidos dos cliente direto na mesa(bebida, sobremesas).
É isso, se tiverem materiais que eu possa utilizar para estudo, agradeço!
Mas você quer ajuda com a programação ou com a especificação do projeto?
Tudo o que você postou daria uma explicação muito longa se formos entrar nos detalhes, e acho pouco provável que exista um material contendo tudo que você deseja, então você precisa explicar os pontos em que estão suas dificuldades.
Em termos gerais, o que você precisa é:
comunicação entre sistema e impressora: impressoras não fiscais geralmente usam portas seriais (as mais antigas, as seriais mesmo, as mais modernas usam USB). A comunicação depende de protocolos próprios: cada fabricante tem o seu, e a especificação e arquivos necessários (dlls, pdf, …) estão disponíveis no site do fabricante ou via canais de suporte. Alguns projetos (como o ACBr) visam facilitar essa comunicação, caso você queira algo mais genérico;
as balanças funcionam de forma parecida (comunicação serial). Você consegue enviar comandos para ela e receber de volta a leitura atual, ou mesmo ficar fazendo a consulta o tempo todo do valor atual (por exemplo, até que o cartão de consumo seja passado, daí o peso é registrado). Os fabricantes também fornecem materiais para a integração com sistemas;
leitor de código de barras: basicamente, o mesmo esquema da impressora e balança;
usar smartphones: se estamos falando de Android (você não pretende deixar iPhones com os garçons, certo? ), você teria uma aplicação simples de anotação de pedidos. Você poderia, inclusive, fazer do sistema de pedidos uma aplicação web que roda no navegador do celular, não precisaria necessariamente ser algo nativo;
um servidor e uma rede wireless e cabeada para coordenar tudo isso. Os smartphones acessariam o servidor (com o banco e uma aplicação backend) via wireless, e o os computadores com as balanças e impressoras via rede cabeada (pra não ficar tudo no wireless, mas isso vai do seu gosto)
Cada um desses itens é um conjunto de materiais a estudar e você precisa definir bem o que quer fazer para sabermos o que te recomendar especificamente.
Boa noite TerraSkilll, você detalhou exatamente o que preciso. Quanto a especificação do projeto já tenho toda a ideia de como funciona, pois trabalho juntamente com meu pai dai sei tudo o que precisa. Inclusive, fiz um banco de dados em MySql como trabalho final da disciplina em cima da necessidade do restaurante. Provavelmente vou mudar para o Postgree e fazer toda a UML do projeto.
Vou tentar buscar as coisas que preciso por etapas, a parte que terei maior dificuldade será na venda, utilizando a balança, leitor de código, impressoras e até microterminais.
Se tiver algo que recomende, algum curso voltado para esses itens, agradeço!