Desenvolvimento de software

Olá, pessoal!

Eu gostaria de pedir uma ajuda à vocês! Preciso de algumas orientações…
Não entendo, ainda, nada à respeito de como desenvolver programas. Mas me surgiu uma demanda e eu gostaria de saber se é possível atendê-la.

O que eu gostaria de criar é um programa que pudesse “ler” um PDF e extrair dele informações específicas que eu desejo. Trabalho com validação de faturas de energia e sempre gasto muitíssimo tempo abrindo uma por uma e copiando os valores para um Excel. Imagino que seja possível criar um programa onde eu possa carregar estas faturas em PDF e ele copiar exatamente os dados que quero para um Excel, mas eu não tenho ideia de como fazer isso…

Poderiam me dar uma orientação? É possível criar um programa desses? Que base eu uso para programar algo assim?

Obrigado galera!

Possível é. Vai depender da sua coragem, considerando sua pouca experiência.

Em Java, por exemplo, você pode usar uma biblioteca como a Apache PDFBox, que te permite ler o arquivo e extrair as informações que precisa.

Abraço.

Obrigado, TerraSkilll! Já tenho algum norte para seguir agora.

Realmente, vou ter de arranjar alguma coragem para aprender tudo do zero! Mas tudo é assim… Tem que ter um início!
Tens alguma recomendação de onde posso encontrar bons tutoriais para aprender a mexer com Java e suas bibliotecas?

Abraço