Bom dia pessoal!
Gostaria de saber se Java é uma boa linguagem para desenvolver softwares CAD(softwares de desenho assistido por computador, que podem ser utilizados em várias áreas como engenharia,arquitetura, design e etc.Se não qual a melhor linguagem e framework utilizar para esse fim?
Quais bibliotecas ou framework utilizar para desenvolver esses softwares em java? Java 2D?OpenGL?
Qual o conhecimento em matemática Vc precisa ter para começar a desenvolver esses softwares?
Não sei se é a melhor, mas há o Sweet Home 3D que é feito usando java e é muito bacana: Sweet Home 3D
Tentei encontrar as libs usadas nessa ferramenta, mas ainda não achei. Qdo achar, eu posto aqui.
Sim.
Recomendo usar a biblioteca JavaFX.
Em relação a matematica, somente tendo as formulas e sabendo codificar já basta.
Aceleração de hardware, 3D, buffers nativos de renderização, WebView e tantas outras coisas interessantes fazem parte do JavaFX.
E se ainda assim no final das contas desejar dar um gas na velocidade de carregamento e execução, tem a opção de usar compilação AOT atraves da graalvm.
Java realmente é mais bonito que a linguagem C/C++ e tambem mais seguro por causa da JVM. E a velocidade pode ser alcançada. Mas como em tudo tem seus prós e contras, C/C++ usa menos memoria, porem é amiga dos virus, uma vez que um programa externo pode escrever em um bloco de memoria em que esteja rodando o programa e alterar seu comportamento, coisa que em Java é impossível.
E não menos importante, se o consumo de memoria for um problema, ao inves do Hotspot ,usa o OpenJ9 da IBM. Tenho programa com Hotspot consumindo 900 mega e o mesmo com OpenJ9 usando apenas 280 mega.