Desenvolvimento Programa Bolão (DESKTOP)

Bom, vejamos se eu serei capaz de descrever meu problema:

É o seguinte,

estou fazendo um programa desktop de Bolao. Quando o usuario abre o programa, ele tem a opcao de abrir um bolao existente ou criar um novo.

Minha duvida e o seguinte:

Eu tenho uma classe Bolao

Gostaria de saber se eu tenho que associar TUDO referente ao bolao a essa classe. Por exemplo:

class Bolao {

 private String nome;
 private String autor;

 private List<Participantes> p;
 private List<Times> t;
 private List<Jogos> j;

}

Ou se eu faco assim:

class Bolao {

 private String nome;
 private String autor;

}

E crio as outras classes normalmente mas nao faco nenhuma associacao.
O que estou tendo dificuldades de enxergar é se o fato de eu nao associar os objetos de determinado bolao a um bolao vai atrapalhar no final. Sei la, talvez eu pudesse deixar separado mesmo e na hora de carregar o bolao eu carregaria o banco relacionado a esse bolao… Dai todos os objetos referentes àquele banco seriam carregados…

Ou seria melhor criar Bolao como uma interface e todo mundo implementar essa interface?