Desenvolvimento Web?

2 respostas
programaçãoweb
Jederson_Andre

Vou iniciar o desenvolvimento e um sistema web, e gostaria de saber se tem alguma IDE que possibilite a inserção de campos de textos, botoes etc, assim como o NetBeans, porem voltada para web?

2 Respostas

L

Vou falar da minha experiência pessoal:
Quando comecei a desenvolver interfaces gráficas, utilizava o netbeans, embora os professores utilizassem eclipse.
Lógico que eu era o primeiro a terminar as atividades.
Mas, quando precisava editar algo no código, sempre me perdia e demorava tempos (sem falar que o netbeans tinha a péssima mania de redimensionar tudo e alinhar de maneira errada as coisas, me fazendo perder tempo com o realinhamento).
Quando comecei a utilizar o eclipse e fazer tudo “na unha”, vi que tinha um controle muito maior, embora pareça mais complicado, é muito melhor ter esse controle.
Resultado, comecei a desenvolver para web e, desde então, fujo de editores “drag and drop”.
Quando a questão é web, o problema fica maior ainda, afinal com o advento das versões mais novas de html e css, posicionar e estilizar elementos não é mais só uma questão de criar tabelas dentro de tabelas (o conceito de tableless é velho também). Tudo é responsabildiade do css.
Mas, se você ainda quer ser um noob e só arrastar componentes, pesquise plugins que façam isso. É o meio mais fácil. Praticamente toda IDE possui plugins para quase tudo.

icarometal

cara, pra web esse tipo de interface não é muito legal, porque acaba que o código gerado é uma salada!
Aí o que acontece? você fica preso à IDE para dar manutenção forever. a dica, é aprender BEM o HTML, o CSS, etc etc, para quando estiveres escrevendo seu código “enxergar” o HTML como se já fosse a tela… é chato, mas é a melhor maneira de garantir seu código de qualidade.

Sem contar em como deve ser um terror tratar responsividade com editores drag and drop.

Criado 27 de março de 2017
Ultima resposta 27 de mar. de 2017
Respostas 2
Participantes 3