Vou iniciar o desenvolvimento e um sistema web, e gostaria de saber se tem alguma IDE que possibilite a inserção de campos de textos, botoes etc, assim como o NetBeans, porem voltada para web?
Desenvolvimento Web?
2 Respostas
Vou falar da minha experiência pessoal:
Quando comecei a desenvolver interfaces gráficas, utilizava o netbeans, embora os professores utilizassem eclipse.
Lógico que eu era o primeiro a terminar as atividades.
Mas, quando precisava editar algo no código, sempre me perdia e demorava tempos (sem falar que o netbeans tinha a péssima mania de redimensionar tudo e alinhar de maneira errada as coisas, me fazendo perder tempo com o realinhamento).
Quando comecei a utilizar o eclipse e fazer tudo “na unha”, vi que tinha um controle muito maior, embora pareça mais complicado, é muito melhor ter esse controle.
Resultado, comecei a desenvolver para web e, desde então, fujo de editores “drag and drop”.
Quando a questão é web, o problema fica maior ainda, afinal com o advento das versões mais novas de html e css, posicionar e estilizar elementos não é mais só uma questão de criar tabelas dentro de tabelas (o conceito de tableless é velho também). Tudo é responsabildiade do css.
Mas, se você ainda quer ser um noob e só arrastar componentes, pesquise plugins que façam isso. É o meio mais fácil. Praticamente toda IDE possui plugins para quase tudo.
cara, pra web esse tipo de interface não é muito legal, porque acaba que o código gerado é uma salada!
Aí o que acontece? você fica preso à IDE para dar manutenção forever. a dica, é aprender BEM o HTML, o CSS, etc etc, para quando estiveres escrevendo seu código “enxergar” o HTML como se já fosse a tela… é chato, mas é a melhor maneira de garantir seu código de qualidade.
Sem contar em como deve ser um terror tratar responsividade com editores drag and drop.