Design Pattern

Olá pessoal,

Que todos nós já sabemos que não existe um padrão absoluto pois cada projeto deve ser arquitetado de acordo com sua funcionalidade está beleza …

Agora saber em que ocasião aplicar determinada arquitetura é o que começa a me complicar.

Com base nisso, gostaria da sugestão de vocês para leituras, vídeos, cursos e/ou certificações que recomendaria para sanar essa minha deficiência sobre design Pattener.

Sugestões ??

Obrigado desde já !

Gosto muito do livro do GoF: Design Patterns, em português é Padrões de Projeto.

Muita gente gosta do Usando a Cabeça: Padrões de Projeto, particularmente acho ele muito bagunçado.

O interessante dos padrões de projetos é que a maioria você só vai entender bem no dia que precisar resolver o tipo de problema para o qual eles foram concebidos.

Tem professores que tentam “forçar” situações para usar algum pattern, geralmente isso só confunde mais ainda.

Basicamente tente entender conceitualmente para qual problema o padrão foi proposto, o dia que você estiver frente-a-frente com esse problema, aí você se preocupa em como implementar o padrão na tecnologia que você usa.

3 curtidas

Perfeito.

Irei ler este GOF: Deisign Patterns.

Concordo plenamente com o que tu disse!

Obrigado!

GoF é abreviatura de Gang of Four, é como são chamados os 4 autores do livro: Erich Gamma, Richard Helm, Ralph Johnson e John Vlissides.

Link do livro aqui.

Brabo d+.

Deixe-me te falar @staroski , tu lembra do tópico “a procura de uma vaga”? Consegui arrumar na área finalmente, entretanto será mais direcionado ao dev Web e Mobile.
Gostaria de saber se o livro descrito “GOF:Design Patterns” iria me ajudar para esses tipos de desenvolvimento ou se ele é focado somente em Java/Swing?

O livro se chama somente Design Patterns, a versão traduzida se chama Padrões de projeto.

O livro não é focado em Java não é focado e Swing, não é focado em desenvolvimento mobile e nem em desenvolvimento Web.

O livro é focado em apresentar técnicas de como solucionar alguns problemas comuns no desenvolvimento de software, utilizando soluções reaproveitáveis, orientadas à objetos.

Se você nunca se deparou com os problemas aos quais os padrões buscam oferecer uma solução elegante, então talvez o livro ainda não seja apropriado para você, corre o risco de te deixar confuso.