Quanto aos design patterns tive na faculdade também, mas graças a um professor vagabundo, nem chegamos a ver. Dai peguei o GoF - em inglês mesmo - e soquei a cara nele. Mas preciso dar uma relembrada em muita coisa de lá.
Gostei do professor vagabundo! 
Traduzindo Rafael Guerreiro: o que me deixou meio irritado no começo foi que você pensou que eu fosse mais iniciante do que realmente sou, já tenho uma boa base sobre OO e Java - pois passei quase 2 anos estudando por conta própria, só preciso aprofundar mais, principalmente com base nessas referências que está me passando.
Por exemplo: eu consigo tranquilamente fazer um sistema de cadastro com swing do zero com Java utilizando padrões como DAO, Factory, Bridge, o que o sistema precisar - inclusive com MVC. E sem querer parecer arrogante de novo, mas eu já comparei que as vezes eles ficam melhores do que os de muitos programadores swing profissionais ai. Não me entenda como arrogante por isso, estou apenas querendo te mostrar que, mesmo eu sendo iniciante, ainda tem gente pior por ai que TRABALHA de forma pior que eu, sacou?
Eu sei que saber fazer uns sisteminhas não quer dizer que domino a linguagem, pois pra isso eu preciso conhecer ela por completo. E é exatamente isso que tô fazendo, tentando me aprofundar um pouco mais os meus conhecimentos básicos agora, e ir aprofundando cada vez mais.
Abraços.
kkkkkkkkkkk
Pior que tive uns 5 ou 6 assim na faculdade, nego que pega matéria sem entender, apenas pelo dinheiro. Ai não dá conta, você reclama com a coordenação, e sai como o culpado da história ainda, com professor te xingando.
Isso foi um dos fatores que contribuiram pra acabar com a minha saude ano passado, mas também me ensinou a ser mais auto didata ainda do que eu já era.
[quote=kuesley]Como é possível três papeis: designer, web designer x programador trabalharem juntos em um projeto?
Sempre trabalhei em projetos pequenos e não tinha o designer, o web designer + programador entregava a solução.
Agora tenho um designer que faz o desenho da aplicação (produz o PSD).
Passa para o web designer transformar o PSD em html/css
Depois entra o programador para transformar o html/css e acrescentar JS e integração com servlets.
Qualquer modificação no layout acarretará num retrabalho da bexiga.
Desculpe a ignorância, mas como vcs trabalham com isso?
[/quote]
1- O webdesigner e os desenvolvedores do projeto fazem entrevista com o cliente sobre a tela.
2- O webdesigner faz o psd, mostra pros desenvolvedores avaliarem e depois o cliente aprova ou nao.
3- O webdesigner faz o html e css estaticos mas ja alinhado com o desenvolvedor onde vai ser dinamico, deixando por exemplo elementos repetidos prevendo o dinamismo para o desenvolvedor programar. O html e css ja sao criados dentro do projeto da aplicacao.
4- O desenvolvedor faz a parte de programacao e ao terminar volta pro webdesigner fazer ajustes finais se for necessario.
Isso nao é regra, mas é como o time que estou trabalha na maioria das vezes e tem dado certo. Quando é tela simples que ja seja parecida com outras nao precisa de designer, as vezes eles so aplicam css no que for diferente. Mas eles mesmos decidem o que pode ser melhor para a usabilidade de cada tela.
[quote=javaflex][quote=kuesley]Como é possível três papeis: designer, web designer x programador trabalharem juntos em um projeto?
Sempre trabalhei em projetos pequenos e não tinha o designer, o web designer + programador entregava a solução.
Depois entra o programador para transformar o html/css e acrescentar JS e integração com servlets.
[/quote]
1- O webdesigner e os desenvolvedores do projeto fazem entrevista com o cliente sobre a tela.
2- O webdesigner faz o psd, mostra pros desenvolvedores avaliarem e depois o cliente aprova ou nao.
3- O webdesigner faz o html e css estaticos mas ja alinhado com o desenvolvedor onde vai ser dinamico, deixando por exemplo elementos repetidos prevendo o dinamismo para o desenvolvedor programar. O html e css ja sao criados dentro do projeto da aplicacao.
4- O desenvolvedor faz a parte de programacao e ao terminar volta pro webdesigner fazer ajustes finais se for necessario.
Isso nao é regra, mas é como o time que estou trabalha na maioria das vezes e tem dado certo. Quando é tela simples que ja seja parecida com outras nao precisa de designer, as vezes eles so aplicam css no que for diferente. Mas eles mesmos decidem o que pode ser melhor para a usabilidade de cada tela.
[/quote]
Legal. Não tem jeito de diminuir essa dependencia mesmo 
Obrigado pelo depoimento…
[quote=kuesley][quote=javaflex][quote=kuesley]Como é possível três papeis: designer, web designer x programador trabalharem juntos em um projeto?
[/quote]
[/quote]
Legal. Não tem jeito de diminuir essa dependencia mesmo 
Obrigado pelo depoimento…[/quote]
Isso é bom, mais qualidade, menos responsabilidades (que na verdade não é de nossa competência mesmo design) e mais tempo para focar no Negocio.