Olá pessoal, gostaria de saber quais as desvantagens de JSF pra por exemplo JSP+servlets ou mesmo PHP.
Uma vez um cara me disse que o JSF nao separa bem o controlador da view. É verdade isso?
Olá pessoal, gostaria de saber quais as desvantagens de JSF pra por exemplo JSP+servlets ou mesmo PHP.
Uma vez um cara me disse que o JSF nao separa bem o controlador da view. É verdade isso?
bom a grande vantagem do jsf é q ele é muito componentisavel, vc pode criar seus proprios componentes e reutiliza-los qnd bem entender, dessa forma fica facil quando vc quer agregar funcionalidades RIA em seus componentes jsf, ou usar uma pronta, richfaces, icefaces, primefaces … bom tem varios.
eu so meio suspeito pra falar de jsf, pq trabalho com ele :twisted:
mas acho q a grande desvantagem ta no aprendizado, ele tem uma api exclusiva, e é bem chatinho de aprender, mas nada impossivel…
no jsp + servlets, vc tem q fazer tudo na mao, e ainda vai usar de jstl, concerteza vai ter codigo java dentro do seus jsp, isso n é legal, procure nunca usar scriplets nas suas jsps .
enfim, entre fazer praticamente tudo na mao e ter uma ferramenta q me da muitos componentes prontos, porem customizaveis, eu fico com a segunda.
uma vantagem que eu acho que o jsf tem, é a legibilidade de codigo. fica bem mais organizado e simples de entender!!
e pra mim a desvantagem maior é o aprendizado como foi dito anteriormente mas é só uma questão de tempo e prática pra se entender a funcionalidade
Faz um código (uma página de login por exemplo) em PHP e outro em JSF e outro em JSP e Servlets e depois volta aqui e me diz qual você codificou mais :twisted:
Bem eu pessoalmente concordo com tudo que foi dito e ainda acrecentaria mais, como por exemplo a Orientação a Objeto do Java que é muito boa, já a do PHP 5 decha a desejar. Eu pessoalmete acho horrível.
No entanto se vc quer saber sobre quem é melhor acho que isso vai depnder do seu gosto e se todos querem saber quem é melhor ou quem é pior deve ser feito um estudo mais aprofundado com métricas para definir tal situação. Com tudo procurar ler relatos de amigos também é totalmente válido.
Bem, eu sei que JSF tem muitas vantagens, mas eu diria que algumas desvantagens são:
Espero que ninguém jogue pedra. É só minha opinião.
Abraço,
quais ?
acho muito dificil, geralmente so a documentação é mais do q suficiente …
mas qualquer framework pra mim tem componentes caixa preta…
rsrs
mas tudo se resolve com uma boa documentacao e estudo!
No tutorial de JSF do site Core Servlets, há uma excelente lista de desvantagens do JSF em comparação com a API de JSP e Servlets e com o Struts. Eu ainda acrescentaria a essa lista o fato de as requisições estarem amarradas ao método POST, não sendo possível usar GET, PUT, DELETE ou outros. A não ser, claro, que você utilize RESTFaces.
Não tem porque ninguém jogar pedra. O autor do tópico perguntou as desvantagens do framework - e elas existem. Esse não é o tópico de falar sobre as suas vantagens.
Não tem porque ninguém jogar pedra. O autor do tópico perguntou as desvantagens do framework - e elas existem. Esse não é o tópico de falar sobre as suas vantagens.[/quote]
Eu sei, mas vc reparou que ninguém havia citado uma desvantagem sequer antes de mim?
Na minha opinião, as principais são as seguintes:
O ciclo de vida muito grande e adiciona muita complexidade.
AJAX deveria ser transparente, próprio dos componentes.
Ainda é baseado em páginas.
Se me lembro bem, é chato vc derivar os componentes.
Ainda não montei um projeto em JSF, apenas estudei; então desculpem ai se falei @#$%@ gigante rsrsrs.
flws
Eu concordo com o andrepestana, ninguem ainda tinha citado desvantagens o que sempre existe. E se quiserem saber desvantagens do JSF em relação ao JSP posso dizer que se exisitir algum erro este só poderar ser corrigido com uma nova versão deixando vc preso. Já o JSP não, vc está livre e a aplicação ainda pode ficar mais rápida se for usada de maneira limpa sem nenhum outro framework apenas com JDBC.
Minhas sinceras opniões:
Os cliclos são os mesmo: Application, Session, Request, Page.
O uso da biblioteca A4J do RichFaces é excelente e bastante funcional.
Não entendi o problema aqui ??? Então não vou comentar…
É chato e desnecessário. Portanto aceitável.
Estou trabalhando com JSF há muito tempo e não tenho do que reclamar…já passei por struts, vraptor, seam e servlets. Não que eles sejam piores que o JSF, mas na minha opnião o JSF é mais produtível.
[]'s
Não confunda ciclo de vida da página JSF com escopo do Managed Bean. E mesmo assim, escopo de Page está previsto apenas para o JSF 2.0.
[quote]
tnaires wrote:
andrepestana wrote:Espero que ninguém jogue pedra. É só minha opinião.
Não tem porque ninguém jogar pedra. O autor do tópico perguntou as desvantagens do framework - e elas existem. Esse não é o tópico de falar sobre as suas vantagens.
Eu sei, mas vc reparou que ninguém havia citado uma desvantagem sequer antes de mim?[/quote]
ta … n vo leva pro lado pessoal se naum vai virar flamewar …
[quote]Na minha opinião, as principais são as seguintes:
O ciclo de vida muito grande e adiciona muita complexidade.
AJAX deveria ser transparente, próprio dos componentes.
Ainda é baseado em páginas.
Se me lembro bem, é chato vc derivar os componentes.
Ainda não montei um projeto em JSF, apenas estudei; então desculpem ai se falei @#$%@ gigante rsrsrs.
flws[/quote]
o ciclo de vida é complexo, um pouco, mas n é muito grande.
concordo que o ajax deveria ser transparente, afinal de contas, os componentes do jsf n tem ajax, sendo necessario usar terceiros, como o richfaces.
ele é baseado em paginas pq é statefull(me corrijam se estiver errado!)
n vamos entrar em patterns, isso pode ser feito com qql framework…
é questao de gosto no final das contas…
Não confunda ciclo de vida da página JSF com escopo do Managed Bean. E mesmo assim, escopo de Page está previsto apenas para o JSF 2.0.[/quote]
Ah sim…ele estava se referindo aos ciclos de vida da página…foi mals…
Ainda sim acho que é ponto pro JSF que nos garante coisas como Validação e Conversão no java (e não no JavaScript) de uma forma programaticamnte fácil de se implementar.
http://www.roseindia.net/jsf/jsflifecycle.shtml
É verdade, mas não faz parte da arquitetura JSF.
P.S Gosto da idéia do JSF, quando for possível vou utiliza-lo em algum projeto por aqui.
flws
Possivelmente estou falando besteira, ainda não sei como confirmar ou não por isso tenho esta duvida se ela existe e se existir eh sim uma grande desvantagem.
Mas tenho a impressão de que todos os ManagerBean ou BackBean do seu projeto fica instanciado (após ser chamado a primeira vez), então se vc tiver um sistema com muitos ManagerBean sua aplicação vai comer memória com fome de leão!!!
Lembrando que o que estou falando eh o que eu acho, não verifiquei por não saber como fazer.
Abraço,
Marcelo Gomes
[quote=marcelogomesrp]Possivelmente estou falando besteira, ainda não sei como confirmar ou não por isso tenho esta duvida se ela existe e se existir eh sim uma grande desvantagem.
Mas tenho a impressão de que todos os ManagerBean ou BackBean do seu projeto fica instanciado (após ser chamado a primeira vez), então se vc tiver um sistema com muitos ManagerBean sua aplicação vai comer memória com fome de leão!!!
Lembrando que o que estou falando eh o que eu acho, não verifiquei por não saber como fazer.
Abraço,
Marcelo Gomes
[/quote]
Assim como acontece com as Servlets