[quote=Leonardo3001]JSF é lixo! Trabalhei um ano e meio com essa porcaria e ainda não entendo como alguém gosta da fazer as coisas pela maneira mais difícil. Como os problemas são vários, vou citar a pior delas:
- Dada uma lista de ítem (exibido por MenuItem ou por DataTable), exibir uma nova página que detalha esse simples elemento:
Se fosse num framework action-based de verdade, tudo que seria necessário era “apendar” o id do elemento desejado no link da nova página. Maaaaaaasss, é o JSF né? Precisa ser beeem mais difícil! É assim, se for um MenuItem, então monta um Map de valores que aparecerão como chave (acredite, não é nada intuitivo), depois crie uma propriedade get/set que receba o valor selecionado, e depois se vira com esse valor. Se for um DataTable, melhor o objeto encapsular um DataModel, porque aí eu chamaria o getObject() (de novo, nada intuitivo) desse model que devolve o elemento selecionado. Se não puder encapsular com DataModel, está na roça!
Detalhe, nos dois casos, sou obrigado a usar Session! Se eu utilizar Request, a lista de elementos desaparece e o JSF não sabe o que fazer. Já tentei usar escopo Page no JSF 2.0 Beta e, incrivelmente, dá erros muito mais estranhos.
Ai, como a solução oficial não atende, existem os famosos hacks de JSF que fica pegando o que foi colocado em <f:param/>, que deixa uma macarronada no código.
Não é o único problema, como disse antes, é apenas o pior. E não me venha dizer que eu não conheço o “maravilhoso” ciclo de vida do JSF. Conheço de cor-e-salteado, porque a burrice do framework me obrigou a isso.
[/quote]
eu concordo em genero, numero e grau… apesar de eu usar jsf no dia a dia, e modestia a parte gosto de trabalhar com ele …
ele na maioria das vezes complica as coisas … mas eu acho que sou masoquista :twisted:
e vc precisa fazer do ciclo de vida do jsf seu livro da cabeceira da cama, aquele que vc le antes de dormir … se naum n tem como trabalhar com ele satisfatoriamente