Diagrama de Classe Associação

3 respostas Resolvido
diagramaclasses
M

Pessoal,
Bom dia!

Estou com uma dúvida de organização na modelagem usando o diagrama de classes, sou muito rigoroso quanto as regras e gostaria de saber se tem alguma ou algo que possa me ajudar no meu caso.

O que está acontecendo é que eu tenho uma classe chamada “Detalhes”, onde possui os atributos (Criador, Data de criação, data modificação, e status etc), como esta se associa a quase todas as classes do diagrama fica complicado fazer todas as associações sem passar por cima de outras.

Não sei se fui muito claro mas desde já agradeço a ajuda de vocês.

Um bom dia!

3 Respostas

javaflex

Cada entidade deveria ter sua vida própria pro Negócio, AcompanhamentoPedido por exemplo.

Parece estar pensando mais em economizar coisas do que atender cada funcionalidade pro Negócio de forma independente, fazendo mistura de funcionalidades. Mas se for o caso de log de auditoria nao teria problema e não deverá estar relacionado com nada do Negócio.

darlan_machado
Solucao aceita

Seguindo o que o @javaflex disse e considerando que o objetivo é a rastreabilidade/auditoria.
É meio que impossível criar um diagrama de classes e não ter a sobreposição de uma ou outra associação (aquela linha que conecta duas classes).
Uma opção seria você quebrar o diagrama de classes em várias partes, uma representando o modelo, outra a camada de negócios e a outra apresentando a camada de interação com os atores.

M

Obrigado Senhores!

Criado 25 de setembro de 2018
Ultima resposta 25 de set. de 2018
Respostas 3
Participantes 3