Diagrama de Classes (Como melhor aproveitar)

Olá
Bom, nos meus projetos tento usar uma documentação nos padrões uml, com diagramas e etc… mas não consigo fazer um bom aproveitamento dos diagramas de classe em projetos j2ee… fico com a dúvida: devo fazer o diagrama pensando nos entity beans, ou devo fazer pensando nos VOs? ou devo apenas usar como um diagrama conceitual?

O objetivo é gerar as classes apartir do diagrama (claro!), mas se faço pensando nos entity beans, sem chance… sei que o WebSphere tem um plugin que gera os entity a partir de um diagrama representando o entity por uma única classe(ocultando a home, o bean e a interface remota). Mas quero algo mais centrado em padrões…

tks!

Segundo o Praxis (um dos filhos do RUP) você deveria fazer uma modelagem pensando das regras de negócio, bem alto nível. E depois gerar uma nova modelagem, incluindo os requisitos de de implementação. XP diz mais ou menos isso, só que de ponta cabeça.

Eu, dono de toda a verdade 8), lhe digo para tentar as duas e agir da forma que se sentir mais confortável. Se ninguém te obriga a seguir uma ou outra forma.

Na sua pergunta já está a resposta. De um jeito ou de outro, use padrões.

http://www.martinfowler.com/bliki/UmlAsSketch.html :wink: