Diagrama de Seguencia de Classe abstrata

Boa tarde,

Gostaria de saber é possivel fazer um diagrama de seguencia de class abstrata, por exemplo

eu tenho uma class abstrata chamada Base que se eu quiser criar eu extendo ela…

há como fazer um diagrama de seguencia da classe Base ?

Grato

Lucas Lombardi

[quote=lukyto]Boa tarde,

Gostaria de saber é possivel fazer um diagrama de seguencia de class abstrata, por exemplo

eu tenho uma class abstrata chamada Base que se eu quiser criar eu extendo ela…

há como fazer um diagrama de seguencia da classe Base ?

Grato

Lucas Lombardi[/quote]

Um diagrama de sequencia NORMALMENTE representa o fluxo de mensagens entre objetos/instancias (desde que não seja um método estático) .
Uma classe abstrata não pode ser instanciada, logo não faz muito sentido. Olha o codigo abaixo:

Classe A

public abstract class A {
	public static void a() {
		System.out.println("metodo em a");		
	}
}

Class B (usando a classe abstrata A)

public class B {
	public static void main(String[] args) {
		A.a();
	}
}

Mesmo sendo abstrata eu rodei um metodo normalmente. Sendo assim e se vc precisar vc pode representar isso num diagrama de sequencia.

kuesley,

Para representar em um diagrama de seguencia eu teria que criar um filho dessa classe abstrata e chamar os metodos do pai?

ou há outra maneira?

Grato

Lucas

Lucas,

Se voce for purista, essa é uma alternativa.
Eu particularmente não faria isso, representaria a classe A no diagrama ou criaria um esteriotipo (algo semelhante).

O mais importante é conseguir transmitir para os leitores do teu diagrama (developer) quais objetos/classes estarão envolvidos no fluxo.
Se conseguir transmitir a mensagem, tá valendo… :smiley:

Espero ter ajudado!

[quote=kuesley]Lucas,

Se voce for purista, essa é uma alternativa.
Eu particularmente não faria isso, representaria a classe A no diagrama ou criaria um esteriotipo (algo semelhante).

O mais importante é conseguir transmitir para os leitores do teu diagrama (developer) quais objetos/classes estarão envolvidos no fluxo.
Se conseguir transmitir a mensagem, tá valendo… :smiley:

Espero ter ajudado![/quote]

Voce pode me dar um exemplo de como representar a classe A em um diagrama de seguencia? eu nunca fiz um diagrama de seguencia de uma classe abstrata!!!

desculpa o encomodo…

Lucas

Lucas como te falei,

normalmente diagrama de sequencia representa OBJETOS.

Agora vamos lá:

Por que o método que vc está querendo chamar está em uma classe abstrata?

[quote=kuesley]Lucas como te falei,

normalmente diagrama de sequencia representa OBJETOS.

Agora vamos lá:

Por que o método que vc está querendo chamar está em uma classe abstrata?[/quote]

Sim,

Todos estão na classe Abstrata…

ai eu teria que instanciar um objeto apartir dessa classe e chamar do pai? ou não?