Boa tarde,
Estou com uma duvida no diagrama de seqüência do meu TG. O programa se comunica Cliente/Servidor através de sockets. A duvida é, como eu defino isso no diagrama de seqüencia?
Eu pensei em duas alternativas, passar o fluxo da classe A (Cliente) para a classe B (Servidor) e não especificar que isso esta ocorrendo via socket, ou passar o fluxo da classe A (Cliente) para a classe socket (Nativa java) e esta classe socket transferir o fluxo para a classe B (Servidor)
Qual seria a forma correta? :roll:
acho válido.
vc pode incluir alguns comentários no diagrama usando a notação de estereótipos pra ficar claro que a comunicação é via sockets. Acho que é relevante esse comentário - pois vc está, provavelment, atendendo um requisito não funcional certo?
Woody
Obrigado, agodinhost
Já estava adotando comentários no diagrama, mas não para indicar isso, esta tudo meio confuso ainda, pois só conheço a teoria, na pratica fica mais difícil :D.
Ao que parece eu estava fazendo errado meu diagrama, estava detalhando muito. Vou usar a solução da classe Clientes se comunicar com a classe Servidor diretamente, e incluir comentário como você disse.
Obrigado
cara, em quê fase do projeto vc está?
isso é importante pois está diretamente relacionado com o nível de detalhes que vc está cobrindo.
só lembrando, resumo para a escrita dos artefatos, por fase:
- concepção: nível de detalhes superficial,pensando apenas em citar os desejos do cliente - os requisitos, caixa preta (não é necessário ter diagramas de sequências);
- análise: nível médio de detalhes, abrindo o que foi levantado na concepção, caixa preta.
- projeto: nível alto de detalhes, caixa branca (aqui vc fala de detalhes internos do sistema).