Diagrama de Sequência para Caso de Uso com Wireframe!

Boa tarde pessoal, estou com dúvidas em relação a alguns diagramas de sequência que estou desenvolvendo para um trabalho da faculdade.

Na teoria eu já sei o que é um diagrama de sequência, o que ele faz e qual sua finalidade, porém o problema chega na hora de modelar o mesmo!

Vou colar o meu caso de uso e logo após como o diagrama se encontra:

CASO DE USO: AGENDAR CONSULTA
ATOR PRINCIPAL: SECRETÁRIA

1. O caso de uso começa quando a secretária necessita agendar uma consulta para um determinado paciente;
  2. A secretária clica no botão “procurar paciente” na página AGENDAMENTO DE CONSULTAS.
  3. O sistema direciona para a página BUSCA DE PACIENTES CADASTRADOS.
  4. A secretária digita o nome do paciente ou parte dele e pressiona a tecla “enter”.
  5. O sistema exibe em uma tabela os pacientes encontrados.
  6. A secretária marca o checkbox do respectivo paciente e clica no botão “confirmar”.
  7. O sistema retorna para a página AGENDAMENTO DE CONSULTAS.
  8. A secretária clica no ícone do calendário do campo “data consulta”.
  9. O sistema exibe as datas disponíveis do mês corrente.
  10. A secretária seleciona a data desejada.
  11. A secretária clica no ícone do calendário do campo “hora consulta”.
  12. O sistema exibe as horas disponíveis da data selecionada.
  13. A secretária seleciona a hora desejada.
  14. A secretária clica no botão “agendar”.
  15. O sistema retorna a mensagem “Consulta agendada com sucesso”.

O problema é que eu estou achando que faltam coisas.

Lembrando que estou modelando o projeto tentando usar da arquitetura MVC e que o projeto seja um webapp!
Algumas sugestões?

Fotos do wireframe

Pense comigo uma coisa: Vou agendar uma consulta.

1º: Eu já tenho o paciente cadastrado;
2º: Eu já tenho o médico cadastrado;
3º: Cada médico que eu tenho cadastrado, atendem no mesmo horário;
4º: Mesmo que vc tenha os horários dos médicos não seria necessário uma confirmação do próprio, para tal consulta.

Tente absorver o mundo real para o mundo virtual, isso vai te ajudar e muito até quando vc for desenvolver um sistema…

1 curtida

Obrigado pela resposta, bem vamos lá!

1. Os pacientes já estão cadastrados!
  2. Para agendar uma consulta, o ator (secretária) acessa uma página com os clientes e seleciona o que está agendando a consulta.
  3. Na minha percepção (creio que esteja errada), modelei o sistema com os moldes de apenas um médico atender na clínica.
  4. Não existiria uma confirmação por parte do médico.

Sobre absorver o mundo real, é uma coisa que realmente eu apanho muito em OO mas sigo aprendendo, obrigado pela dica.

Quanto ao meu problema e com relação ao que escrevi, o que você acharia necessário mudar, adaptar, inserir nesse diagrama de sequência? Eu olho pra ele e acho ele POBRE.

Novamente, obrigado!