Como ficou tudo muito excessivamento repetitivo, talvez você está usando coisas demais! Mas não tenho certeza disso. Por acaso você está fazendo uma aplicação distribuída?
Se todo mundo executa chamada do mesmo jeito, basta fazer um documento genérico. Se houver alguma exceção, documente-a.
É muito bonito ver um projeto super documentado. Mas ter um trabalho de fazer todos os diagramas de sequencia só valerá a pena se vc já tiver terminado o projeto. Isso por que dificilmente a documentação consegue acompanhar o ritmo do desenvolvimento.
Por isso cuidado para não cair na armadilha de ter na documentação uma coisa, e no código outras! Para ser sincero, dificilmente vc vai se safar dessa se não optar por um documento genérico.
Segundo o Craig Larman (o do livro de uml e padrões) uma diretriz básica do processo unificado é “faça apenas aquilo que tiver real utilidade para o seu projeto”. Ele repete algo assim no livro todo.
Ou seja, se um artefato não estiver trazendo informações novas ao seu projeto, não gaste tempo com ele. Se apenas um diagrama de seqüência resolver o seu problema, para quê fazer 4 ou 5 quase iguais? serão peso morto para o projeto…
Meu sistema a principio nao e distribuido, e que eu adotei uma arquitetura mais teorica do que pratica, pois e meu segundo sistema em j2ee, hoje nao faria deste jeito, mas como defini a arquitetura, vou respeita-la ate o final, em outros sistemas irei tomar mais cuidado da definicao…
Eh como o Thiago falou ficou muito repetitivo, sao raras as mudancas… outra coisa estou fazendo no final de cada modulo a documentacao com Use case, Classe e Sequencia.
No proximo modulo preciso seguir uma metodolia que eh a USDM que eh uma metodologia interna, uma variante da RUP. Aí o bicho vai pegar…
Mas agradeco a seus post já deu pra ter uma ideia e confirmada no que eu estou pretendo fazer no futuro…
Aproveito para pedir que outros usuarios mandem seus post, seria de grande utilidade…
OK, ate conheco por alto o XP, mas a empresa adotou esta metodologia variante da RUP, ou seja eu e que tenho que seguir…
Mas quanto a isto nao estou preocupado, preciso ter em mente que preciso saber como as coisas sao feitas, pois independente da empresa eu saberei fazer os artefatos(Diagramas) da melhor maneira para a situacao presente.