Diagramas UML x Código Java

Sendo curto e grosso, a minha dúvida é:
De que maneira posso manter meus diagramas UML em conformidade com o código sendo que muitas vezes (na verdade é sempre) quando estou codificando, acaba-se alterando uma coisa ou outra do modelo, mas a preguiça de alterar o diagrama não deixa eu abrir o ARGO e atualizá-lo. Com eclipse 2.1 isso ficava fácil com OMONDO, mas agora não estou vendo alternativa. Não estamos gerando muita documentação, mas é que gostaria que o pouco que temos estivesse em conformidade com o código.
Pensamos em adquirir licenças do OMONDO, mas quase caí de costas hora que ví o preço - 1990 euros. Alguém com experiência neste tipo de problema que possa aconselhar?

Que tal engenharia reversa?

Você projeta em UML. Exporta o esqueleto para código Java. Aplica os sucessivos refactories. De tempos em tempos, passa sua nova arquitetura para UML novamente.

Ai você pode até escolher. Importar com o Argo ou deixar um eclipse 2.1 com o OMondo só para isso. :wink:

Legal, valeu a dica. 8)

Se pretende comprar um produto, eu recomendo o Together. Não sei quanto custa mas é muito bom e a sincronização entre o codigo e os diagramas é pra lá de bem feita.

valeuz…

Concordo com o post do ghanza… mas se te oferecerem o Together pra Eclipse, fuja :smiley:

Embalado em sua dúvida, me dá uma carona… :slight_smile:
Quando precisamos projetar uma determinada de sequencia de interações entre as classes, utilizamos os diagramasa de sequencia correto? Mas quando esta interação esta no nivel de projeto, e usamos classes bem harcore, como por exemplo, sessoes em EJB, o que fazer ? Gerar um diagrama que contenha todas as classes realmentes envolvidas, ou encapsularmos e deixar o programador tratar disto da melhor forma que ele encontrar, sem ditar para ele qual o mecanismo a ser usado? :cry:

Voce ja ouviu falar em MDA? Leia sobre o assunto e depois procure saber sobre uma ferramenta chamada AndroMDA. Voce tera a resposta que procura.

Vou ler sobre isto…
é verdade que estou com um pouco de medo…afinal suas palavras foram misteriosas!! Poderia ter dado uma rapida explicacao sobre isto …tudo bemm… salve o www.google.com.br 8)