Sendo curto e grosso, a minha dúvida é:
De que maneira posso manter meus diagramas UML em conformidade com o código sendo que muitas vezes (na verdade é sempre) quando estou codificando, acaba-se alterando uma coisa ou outra do modelo, mas a preguiça de alterar o diagrama não deixa eu abrir o ARGO e atualizá-lo. Com eclipse 2.1 isso ficava fácil com OMONDO, mas agora não estou vendo alternativa. Não estamos gerando muita documentação, mas é que gostaria que o pouco que temos estivesse em conformidade com o código.
Pensamos em adquirir licenças do OMONDO, mas quase caí de costas hora que ví o preço - 1990 euros. Alguém com experiência neste tipo de problema que possa aconselhar?
Que tal engenharia reversa?
Você projeta em UML. Exporta o esqueleto para código Java. Aplica os sucessivos refactories. De tempos em tempos, passa sua nova arquitetura para UML novamente.
Ai você pode até escolher. Importar com o Argo ou deixar um eclipse 2.1 com o OMondo só para isso.
Legal, valeu a dica. 8)
Se pretende comprar um produto, eu recomendo o Together. Não sei quanto custa mas é muito bom e a sincronização entre o codigo e os diagramas é pra lá de bem feita.
valeuz…
Concordo com o post do ghanza… mas se te oferecerem o Together pra Eclipse, fuja
Embalado em sua dúvida, me dá uma carona…
Quando precisamos projetar uma determinada de sequencia de interações entre as classes, utilizamos os diagramasa de sequencia correto? Mas quando esta interação esta no nivel de projeto, e usamos classes bem harcore, como por exemplo, sessoes em EJB, o que fazer ? Gerar um diagrama que contenha todas as classes realmentes envolvidas, ou encapsularmos e deixar o programador tratar disto da melhor forma que ele encontrar, sem ditar para ele qual o mecanismo a ser usado?
Voce ja ouviu falar em MDA? Leia sobre o assunto e depois procure saber sobre uma ferramenta chamada AndroMDA. Voce tera a resposta que procura.
Vou ler sobre isto…
é verdade que estou com um pouco de medo…afinal suas palavras foram misteriosas!! Poderia ter dado uma rapida explicacao sobre isto …tudo bemm… salve o www.google.com.br 8)