Dica de Software para construção de Protótipos

Alguem conhece algum software para construção de protótipos?

Gostaria de fazer protótipos dos formularios e relatorios (alguns) para apresentar ao usuario antes de iniciar a construção do projeto (trabalho com Java e Delphi).

Alguem teria uma solução?

Não seria possível montar a estrutura do relatório usando o Ireport?

Aí poderia aproveitar a estrutura para gerar relatórios através do jasper…

Olá

A melhor ferramenta que eu conheço para mostrar protótipos para o cliente é composto de 3 componentes:

1. Lousa

2. Canetas coloridas

3. Máquina fotográfica digital

[]s
Luca

Eu faria mockups da interface, de forma a por isso já a prova.

E ah, talvez usando o napkinlaf, e, com dados falsos (“Lorem ipsum dolor…”)

O uso do papel A4 com caneta azul e vermelha não necessita do investimento em uma máquina digital.

A lousa mágica também é uma boa opção…

Olá

Boa! Mais barato e mais ágil. Mas exige um scanner para enviar por email.

Em um projeto que participei há uns 3 anos atrás, foi comprada uma lousa que se conectava ao PC que não sei se é isto que você chamou de lousa mágica.

Era uma coisa muito legal. Custou caro mas o que se fazia na lousa podia ser capturado pelo PC. Um luxo!

[]s
Luca

As vezes, uso um tablet. Comprei um usado, saiu por R$ 50… No Windows Live Messenger, é show de bola!

Quem dera que todo usuário aceitasse este método de caneta e folha :slight_smile:

Quando tenho tempo gosto de fazer um protótipo que serve de base para o desenvolvimento do sistema, deixando toda estrutura já programada.

Quando não tenho tempo:

Netbeans + Visual Web Toolkit

[]'s

usa o paint brush :wink:

[quote=Luca]Olá

Boa! Mais barato e mais ágil. Mas exige um scanner para enviar por email.

Em um projeto que participei há uns 3 anos atrás, foi comprada uma lousa que se conectava ao PC que não sei se é isto que você chamou de lousa mágica.

Era uma coisa muito legal. Custou caro mas o que se fazia na lousa podia ser capturado pelo PC. Um luxo!

[]s
Luca

[/quote]

Luca, essa vc vai rir… lousa mágica é isso aqui:

http://www.winton.com.br/detalhar.asp?qryIDProduto=3820

Custa R$ 6,90…

Pra quê essa preocupação em digitalizar o protótipo? Apesar de ajudar na captura de requisitos, protótipo tem vida curta no ciclo de desenvolvimento. Eu desenvolvo o protótipo com papel junto do cliente. Discutimos junto, levo o protótipo pra “casa” e já transformo em página JSP ou JPanel do Swing. Não vejo necessidade de digitalizar… não é artefato.

O papel também é bom pra fazer uns diagramas UML alí na hora. Aí vc centraliza tudo na mesma ferramenta. Requisitos não podem tomar mais que uma reunião e no máximo 2 telefonemas. Vejo alguns projetos que um cara demora 1 dia pra escrever um caso de uso… vai entender…

Abraços!