Acabei de fazer minha inscrição em Ciência da computação, pelo oq eu percebi a faculdade não é tão boa assim, mas é oq tem pra hoje. Enfim alguma dica pra mim que estou começando agora?
Já fiz um curso técnico na área.
Quais seus objetivos profissionais? Só ser programador?
Como chegou à conclusão que a faculdade não é tão boa? O que te incomoda nela?
Tem outros tópicos com dicas gerais, chegou a dar uma olhada?
Minha dica é estudar e buscar estágio ou emprego o mais rápido possível. Isso irá expandir sua percepção da área e te mostrar como é programar no mundo real.
Abraço.
Opa, muito obrigado pela resposta.
Cheguei a conclusão depois de olhar na internet as opiniões dos antigos alunos da faculdade, quando fiz a inscrição no ProUni eu n tinha feito isso.
Eu gostaria de começar a carreira como programador e depois ir pra área de inteligência artificial.
Não cheguei a olhar não, estou a pouco tempo no fórum, vou dar uma olhada, obrigado pela ajuda 
Parabéns!
Não espere pela faculdade, organize seus estudo e coloque metas. Pelo que você quer trabalhar, recomendo dois cursos logo de cara (importante é você estudar na sequencia).
1 - Algoritmo:
2 - Python:
Aprender a estudar devidamente, e a pesquisar bem acima de tudo.
Se por acaso deseja trocar de instituição de ensino superior, veja a possibilidade de transferência. A questão é se as propostas currículares se encaixam, mas isso nao é difícil, já que o que muda é mais a nomenclatura ou organização das disciplinas, além de uma ou outra terem em uma faculdade sim, outra não( I.A, sustentabilidade, etc). Se quiser trocar, sugiro que faça 1 ou 2 semestres nessa que você ta, e visite a coordenação lá na instituição que esta visando, pra ver se aceitam transferência reaproveitado as materias que você fez . Conheco gente que assim mudou até mesmo pra cursos diferentes.
Muitíssimo obrigado, vai ajudar muito
Blz, muito obg pela ajuda
Anotado, muito obg
Bom, já diz o ditado: se conselho fosse bom, ninguém dava, vendia.
Mas, como estamos numa comunidade onde o objetivo é compartilhar conhecimento, vamos lá.
- Graduação significa que você é capaz de estudar e pesquisar sozinho. Não caia nessa de que você precisa de um professor te ensinando a fazer cada mínimo detalhe. Ser auto suficiente vai te facilitar muito.
- Como diz uma famosa frase que associam a Einstein: 90% é transpiração os outros 10% inspiração. Não tem jeito, você vai precisar suar muito a camisa para chegar em algum lugar.
- Só você é responsável pelo teu sucesso e/ou fracasso. Acostume-se a isso, seja honesto e justo. Reconheça e agradeça quem te ajudou e identifique e não esqueça quem tentou te atrapalhar.
- Estude lógica.
- Estude paradigmas de programação
- Sintaxe de linguagem é ferramenta, o trabalho é transformar aquele conjunto de coisas em algo apetecível, funcional e, por que não, bonito.
- Não existe bala de prata: nem windows ou linux, nem java ou C# ou qualquer coisa nesse sentido.
- O mundo converge para mobile/web. Mas, nada impede que você vá numa direção diferente. Se todo mundo pensasse igual e se conformasse com isso, ainda moraríamos em cavernas.
- Sempre, todos os dias, vai surgir “a linguagem que vai substituir todas as linguagens” ou “um sistema que desenvolve sistemas” e, mesmo assim, a tua linguagem vai sobreviver a isso.
- Javascript é bom, mas aprenda a usá-lo.
Eu estou no segundo período no curso de Ciência da computação em uma estadual e vou deixar uma parcela de contribuição:
Te conselho a dá uma revisada em alguns assuntos de matemática:
- Equações e inequações;
- Equações de uma reta;
- Produtos notáveis;
- Pre-cálculo no geral.
As primeiras matérias são mais matemática, pode variar dependendo da Universidade, e muita gente tem dificuldade com cálculo, álgebra linear, lógica matemática. Então foca nas matéria desde do início e não deixa acumular. Também me interesso pela área de Inteligência Artificial e acredito que o curso ciência da computação é um bom ponto de partida, por ser um curso mais teórico e acadêmico.
Muito obrigado, de verdade, vou revisar tudo
Cara muito boa a sua pergunta, porque eu me encontro na mesma situação.
O que vc precisa saber, que que independente da instituição de ensino, o curso de ciência da computação não tem como ser ruim, me entende? O resto pode ser uma porcaria, mas geralmente cursos com abordagens tão complexas como medicina, direito, ciência da computação, matemática etc… Não tem como dar aula disso e não ter absoluto domínio nisso e uma boa didática.
O meu conselho pra ti, (o que eu estou fazendo… )
Procura por cursos, como os citados acima do Curso em Vídeo que são muuuuito bons, a própria alura que é sensacional! Estude muuuito lógica de programação e de preferência estude pra vestibular de instituições de ensino público referenciais na sua região.
Não fique pirado com liguagens agora, foca em lógica e em apenas 1 linguagem específica, que no caso o Phyton é sem dúvidas a mais indicada.
Tamo junto! Boa sorte e sucesso!
O estágio sem dúvidas é a melhor fase de aprendizagem
O correto é que “Graduação deveria significar que você é capaz de estudar e pesquisar sozinho”.
Depois que o cara é mimado até os 20 anos a “estudar” lendo o resumo do resumo numa apostila, sem precisar ter aberto livros ou hoje em dia online, e procurado material que ensine o que ele quer, e muito menos ir la e testar na pratica pra realmente estudar e entender como funcionam as coisas, dai realmente é difícil e não é de se admirar que a maioria das pessoas tenha dificuldade em adquirir conhecimento.
Na minha época ainda peguei o jeito de ensino mais tradicional, onde tinha que pesquisar o material e chegar sabendo o conteúdo na aula, pelo menos o basico. Mas depois fui pra outro e achei o máximo quando fui pra colégio de “sistema”, ou seja, só apostila. Achei o maximo porque era gurizão incauto como todo gurizão.
PS: Pra tu ter uma ideia realista hoje o povo espera mesmo isso, do cara usar o professor como mentor e saber estudar, só em nível pós-graduação em muitas instituições.
Muito obrigado cara, ajudou muito mesmo