Acabei de fazer minha inscrição em Ciência da computação, pelo oq eu percebi a faculdade não é tão boa assim, mas é oq tem pra hoje. Enfim alguma dica pra mim que estou começando agora?
Já fiz um curso técnico na área.
Dicas pra iniciante
15 Respostas
Quais seus objetivos profissionais? Só ser programador?
Como chegou à conclusão que a faculdade não é tão boa? O que te incomoda nela?
Tem outros tópicos com dicas gerais, chegou a dar uma olhada?
Minha dica é estudar e buscar estágio ou emprego o mais rápido possível. Isso irá expandir sua percepção da área e te mostrar como é programar no mundo real.
Abraço.
Opa, muito obrigado pela resposta.
Cheguei a conclusão depois de olhar na internet as opiniões dos antigos alunos da faculdade, quando fiz a inscrição no ProUni eu n tinha feito isso.
Eu gostaria de começar a carreira como programador e depois ir pra área de inteligência artificial.
Não cheguei a olhar não, estou a pouco tempo no fórum, vou dar uma olhada, obrigado pela ajuda 
Parabéns!
Não espere pela faculdade, organize seus estudo e coloque metas. Pelo que você quer trabalhar, recomendo dois cursos logo de cara (importante é você estudar na sequencia).
1 - Algoritmo:
2 - Python:
Aprender a estudar devidamente, e a pesquisar bem acima de tudo.
Se por acaso deseja trocar de instituição de ensino superior, veja a possibilidade de transferência. A questão é se as propostas currículares se encaixam, mas isso nao é difícil, já que o que muda é mais a nomenclatura ou organização das disciplinas, além de uma ou outra terem em uma faculdade sim, outra não( I.A, sustentabilidade, etc). Se quiser trocar, sugiro que faça 1 ou 2 semestres nessa que você ta, e visite a coordenação lá na instituição que esta visando, pra ver se aceitam transferência reaproveitado as materias que você fez . Conheco gente que assim mudou até mesmo pra cursos diferentes.
Muitíssimo obrigado, vai ajudar muito
Blz, muito obg pela ajuda
Anotado, muito obg
Bom, já diz o ditado: se conselho fosse bom, ninguém dava, vendia.
Mas, como estamos numa comunidade onde o objetivo é compartilhar conhecimento, vamos lá.
- Graduação significa que você é capaz de estudar e pesquisar sozinho. Não caia nessa de que você precisa de um professor te ensinando a fazer cada mínimo detalhe. Ser auto suficiente vai te facilitar muito.
- Como diz uma famosa frase que associam a Einstein: 90% é transpiração os outros 10% inspiração. Não tem jeito, você vai precisar suar muito a camisa para chegar em algum lugar.
- Só você é responsável pelo teu sucesso e/ou fracasso. Acostume-se a isso, seja honesto e justo. Reconheça e agradeça quem te ajudou e identifique e não esqueça quem tentou te atrapalhar.
- Estude lógica.
- Estude paradigmas de programação
- Sintaxe de linguagem é ferramenta, o trabalho é transformar aquele conjunto de coisas em algo apetecível, funcional e, por que não, bonito.
- Não existe bala de prata: nem windows ou linux, nem java ou C# ou qualquer coisa nesse sentido.
- O mundo converge para mobile/web. Mas, nada impede que você vá numa direção diferente. Se todo mundo pensasse igual e se conformasse com isso, ainda moraríamos em cavernas.
- Sempre, todos os dias, vai surgir “a linguagem que vai substituir todas as linguagens” ou “um sistema que desenvolve sistemas” e, mesmo assim, a tua linguagem vai sobreviver a isso.
- Javascript é bom, mas aprenda a usá-lo.
Eu estou no segundo período no curso de Ciência da computação em uma estadual e vou deixar uma parcela de contribuição:
Te conselho a dá uma revisada em alguns assuntos de matemática:
- Equações e inequações;
- Equações de uma reta;
- Produtos notáveis;
- Pre-cálculo no geral.
As primeiras matérias são mais matemática, pode variar dependendo da Universidade, e muita gente tem dificuldade com cálculo, álgebra linear, lógica matemática. Então foca nas matéria desde do início e não deixa acumular. Também me interesso pela área de Inteligência Artificial e acredito que o curso ciência da computação é um bom ponto de partida, por ser um curso mais teórico e acadêmico.
Muito obrigado, de verdade, vou revisar tudo
Cara muito boa a sua pergunta, porque eu me encontro na mesma situação.
O que vc precisa saber, que que independente da instituição de ensino, o curso de ciência da computação não tem como ser ruim, me entende? O resto pode ser uma porcaria, mas geralmente cursos com abordagens tão complexas como medicina, direito, ciência da computação, matemática etc… Não tem como dar aula disso e não ter absoluto domínio nisso e uma boa didática.
O meu conselho pra ti, (o que eu estou fazendo… )
Procura por cursos, como os citados acima do Curso em Vídeo que são muuuuito bons, a própria alura que é sensacional! Estude muuuito lógica de programação e de preferência estude pra vestibular de instituições de ensino público referenciais na sua região.
Não fique pirado com liguagens agora, foca em lógica e em apenas 1 linguagem específica, que no caso o Phyton é sem dúvidas a mais indicada.
Tamo junto! Boa sorte e sucesso!
O estágio sem dúvidas é a melhor fase de aprendizagem
O correto é que “Graduação deveria significar que você é capaz de estudar e pesquisar sozinho”.
Depois que o cara é mimado até os 20 anos a “estudar” lendo o resumo do resumo numa apostila, sem precisar ter aberto livros ou hoje em dia online, e procurado material que ensine o que ele quer, e muito menos ir la e testar na pratica pra realmente estudar e entender como funcionam as coisas, dai realmente é difícil e não é de se admirar que a maioria das pessoas tenha dificuldade em adquirir conhecimento.
Na minha época ainda peguei o jeito de ensino mais tradicional, onde tinha que pesquisar o material e chegar sabendo o conteúdo na aula, pelo menos o basico. Mas depois fui pra outro e achei o máximo quando fui pra colégio de “sistema”, ou seja, só apostila. Achei o maximo porque era gurizão incauto como todo gurizão.
PS: Pra tu ter uma ideia realista hoje o povo espera mesmo isso, do cara usar o professor como mentor e saber estudar, só em nível pós-graduação em muitas instituições.
Muito obrigado cara, ajudou muito mesmo