Dicas

Olá galera do fórum, sou iniciante em desenvolvimento sistemas gostaria de alguma dica de livros ou sites.

Pois conheço alguma coisa de programação, tanto de Banco dados, linguagem java, html, css.

Enfim sobre a sintaxe tem alguma noção, mas na hora de desenvolver alguns projetos apanho na criação do sistema. Por exemplo se eu pegar para desenvolver um sistema de vendas, não sei quais tabelas criar para fazer todo tipos de tratamento. No sistema não como tratar as vendas para evitar erro.

Num sistema web não sei quais procedimentos de segurança devo tomar.

Entao é isso,gostaria que alguém me desse um norte onde começar a estudar esse assunto.

Agradeço.

Sendo bem sincero, não acredito que algum livro, curso, vídeo aula ou o que seja, vai te dar condições de aprender isso.
O que você tem que ter em mente é que para desenvolver um sistema, independente de qual, você precisa contar com o auxílio/suporte de pessoas que trabalhem com aquilo. Se você está desenvolvendo um sistema de vendas e nunca operou um, a possibilidade de ignorar ou esquecer algumas coisas é enorme.

1 curtida

Você tem conhecimento de programação pura, mas tem dificuldade com conceitos mais abstrato de alto nível como arquitetura e segurança. É isso? Se for, é algo que qualquer programador, mais ou menos no início da carreira, sofre. Tem uma boa lógica de programação e sabe usar razoavelmente bem a linguagem, mas não consegue criar soluções completas. E isso vai desenvolvendo aos poucos ao longo da carreira, então acho que é bem normal.

Eu faria projetos pequenos pessoais pra ir treinando e ir tirando as dúvidas que aparecem aos poucos.

1 curtida

Isso é muito importante, se você só vê o sistema como cliente, precisa de algum auxilio pra saber como ele realmente funciona.

Isso vale pra diversos tipos de softwares, faz um estudo sobre o que você deseja fazer, estuda os programas já existentes, há vários projetos bons e prontos no GitHub, baixa, vê como funciona, estuda o código.

Com isso você vai conseguir entender o porquê de cada código, cada operação, cada condição e etc…

Boa sorte e bons estudos.