Dificuldade com alguns algoritmos

Bom dia! Estou estudando por conta própria, usando livros e vídeos, lógica e algoritmos com Javascript. Estou tendo dúvidas e dificuldades em resolver alguns algoritmos e gostaria de saber de vocês programadores do GUJ: Quando eu estou resolvendo, de 10 exercícios que faço 5 eu tenho uma dificuldade de lógica, aí eu procuro a resposta do algoritmo, leio o código e passo a entender a lógica por trás. Isso é normal no aprendizado? Quais dicas vocês me dão pra melhorar isso?

Dependendo do caso é normal. Nem tudo de complexidade técnica que ensinam vai precisar na vida real, por ter muita coisa pronta. O mais importante vai ser ter boa lógica pra lidar com regras de negócio, afinal o foco é atender resultados pro Negócio. Apesar de terem me ensinado na época, nunca precisei por exemplo fazer algoritmo pra ordenação.

Se quando tiver fazendo projetos reais continuar com dificuldade, então é pq tu não é autodidata. Pra resolver isso só mesmo tendo aulas particulares.

1 curtida

Vou jogar outra visao da que o javaflex passou ai, primeiro, sim eu acho normal voce aprender lendo as respostas, nem todos os exercicios sao formulados de forma que voce pode entender e voce entendendo a jogada de como a logica funciona eu diria que é de um certo valor para o seu aprendizado, o problema quando voce aprende algo é que sem voce colocar esse aprendizado em pratica voce raramente consegue absorver o conhecimento no longo prazo, por isso que sites como freecodecamp.org criam mini projetos para voce ir treinando enquanto voce esta aprendendo. Como o javaflex mencionou acima, existem coisas que voce aprendera mas raramente ira utilizar, como sorting algorithms por exemplo, ja que as linguagens de hoje em dia ja vem com esse metodo incluso dentro da linguagem, mas eu diria que mesmo nao sendo importante no seu dia a dia, seria ideal que voce aprendesse o maior numero de conteudo dentro da sua area, pois isso facilita na comunicacao com profissionais de areas similares onde esse conteudo seja mais relevante para eles. Eu diria que empresas de escala mundial dao valor a esse tipo de mindset e eu aconselharia voce a continuar com a sua metodologia, pois ela nao se difere da metodologia que eu vejo da galera que eu trabalho.

De qualquer forma, quanto mais voce estudar um conceito e ainda assim voce nao entender, talvez procurando outras versoes de livros/sites/palestrantes falando do mesmo conceito possa ajudar voce a entender melhor, uma coisa sobre a logica na programacao, é que a logica sempre dira a verdade, voce nao consegue mentir, a nao ser que voce quebre o seu codigo. Entao para entende-lo voce precisa de explorar varias formas de interpreta-lo.