Muito se fala sobre o futuro da linguagem Java, se ela vai ou não evoluir drasticamente para conseguir acompanhar as demais. É notável que a linguagem Java está perdendo alguma força no mercado, devido ao crescimento e popularização de outras linguagens. A IBM developerWork resolveu juntar nove desenvolvedores Java de nome onde foi abordado diversos tópicos sobre o futuro da linguagem.Com nomes como Neal Ford, Arquiteto da Toughtworks, Dan Allen, Engenheiro Sênior da RedHat, entre outros. Foram abordados tópicos relacionados ao Java e seu futuro. Abaixo seguem algumas citações dessa discussão:
Complexidade
Alex Miller:
<blockquote>Uma aplicação Java Web típica utiliza entre 15 e 20 MB de framework, isso tudo antes de você escrever qualquer código! Começar com toda essa "sujeira" me incomoda, e isso que eu tenho 1 década experiência com Java.</blockquote>Linguagens na JVM
Neal Ford:
<blockquote>Java está morto . Mas o futuro das programação poliglota é brilhante. Veja como exemplo o desenvolvimento com swing: você pode usar uma DSL no JRUBY (Swiby) ou no Groovy (SwingBuilder) para criar a interface com o usuário, construir as partes critícas que são thread-safe em uma linguagem funcional "artística" como Clojure, e deixar todas as suas blibliotecas Javas que você acrescentou ao decorrer dos anos para os mainframes."</blockquote> <blockquote>A linguagem Java deve parar na versão 7. a Linguagem Java irá se tornar uma espécie de assembly da JVM : você irá utilizar para acesso de baixo-nível, pois você precisa escrever uma biblioteca de baixo-nível, e para manutenções.</blockquote>Closujes e concorrência
Dan Allen:
<blockquote>O sucesso do Groove é um grande sinal que as pessoas gostariam de closure no Java. Anotações são brilhantes, porém é apenas o rascunho do suporte a metadata que deveria ser suportado, não é o suficiente.</blockquote>Implementações Open Source do Java (OpenJDK e Apache Harmony)
Ted Neward
Rich Hightower:
<blockquote>OpenJDK e Apache Harmony são como pará-quedas. Eu estou feliz por eles existirem; Eu espero nunca ter que usar nenhum deles. Eu espero que a Oracle seja um bom mordomo da plataforma Java e que não tenhamos que confiar no plano de backup (OpenJDK e Apache Harmony).</blockquote>Java nas novas empresas
Andrew Glover
<blockquote>Mobile é o caminho a ser seguido.</blockquote>Dan Allen
<blockquote>Abraçar e reforçar o Android é a chave. Mas isso significa evoluir e padronizar o problema de multimedia com Java.</blockquote></blockquote>fonte: http://www.infoq.com/br/news/2010/05/discussao-futuro-java
Discussão no IBM DeveloperWork sobre o futuro do Java
21 Respostas
Até que enfim algo interessante.
Ao invés de prever o fim do java, discute-se para onde vai a plataforma.
Acredito também que a linguagem deve estabilizar na versão 7, e que a JVM vai se desenvolver no sentido de suportar várias linguagens.
O QUE ? :shock: :shock: :shock:
Neal Ford metendo o pau em qualquer coisa que não rode sobre Ruby ? 
Que estranho ! :lol:
O QUE ? :shock: :shock: :shock:Neal Ford metendo o pau em qualquer coisa que não rode sobre Ruby ?
Que estranho ! :lol:
Fuja para as montanhas, não importa qual seja.
chega a ser ridículo, dentro da própria comunidade java ficarem tanto assim falando mal da linguagem… de vez em quando ouço dizerem que o java está morto, mais o que se ve na verdade é ele sendo usado em um monte de lugares…
só para comprovar isso fiz umas pesquisas por palavra chave na APINFO, de 12 a 19 desse mês (uma semana):
http://www.apinfo.com/pesqn4.htm
java 201 vagas
ruby 2 vagas
c# 137 vagas
vb, visual basic, vb.net 101 vagas
.net 273 vagas (agora pegando qualquer linguahem com isso no nome…)
c++ 28 vagas
php 54 vagas
chega a ser ridículo, dentro da própria comunidade java ficarem tanto assim falando mal da linguagem… de vez em quando ouço dizerem que o java está morto, mais o que se ve na verdade é ele sendo usado em um monte de lugares…
Na verdade falam de muitas possibilidades pra linguagem e plataforma exceto Neal Ford o que ja era de se esperar, os trechos da discussão que foram selecionados para parecer uma critica a linguagem como de costume sendo postado por um ruby boy.
As vezes acho que o pessoal que é referência ou foi referência na linguagem java para a comunidade ou até mesmo no desenvolvimento da linguagem em si, dizem uma série de bobagens , você pode perfeitamente escolher groovy para um projetinho…porém quando o sistema já nasce grande …opa é preciso um pouco mais … também rola aquela parada de modismo , pois estes mesmos caras que foram referência em java , hoje estão se voltando para outra linguagem e por isto com certeza o cara vai vender sua sardinha …
Acredito que todas as linguagens são importantes desde que atendam suas necessidades , se você consegue fazer um sistema em 5 dias em ruby ou em 30 em java , o importante é avaliar o custo X beneficio que cada momento trouxe para o seu negócio.
Java pelos próximos 5 anos terá muito mercado ainda … é aquela velha história quantas linguagens já morreram …rs…e quando você faz uma pesquisa …encontra inúmeras aplicações rodando e a linguagem tá lá firme e forte …enfim …acho que este pessoal que critica …muitas vezes o faz por interesse próprio e ou comercial …
Grande abraço
Lekão
Os próprios desenvolvedores estao "acabando com a linguagem"de tanto que falam.
Ainda não “enchergo” uma linguagem / plataforma para substiuir o java completamente neste nicho corporativo.
Essas falacias ao menos deveriam ser mais segmentadas ex:
A “linguagem” Java e sua especificação de Servlet estão ultrapassados para “Desenvolvimento Web”. LINDO. LINDO. LINDO.
Bater no peito e falar que a linguagem em geral está acabada é no minimo sensacionalismo.
Boa tarde
Concordo com o Mauricio, para você dizer que a linguagem vai morrer antes é necessário ter uma outra linguagem que seja melhor, hoje não vejo nenhuma linguagem melhor ou pelo menos do nível do Java.
Falou.
mas falar que Java resolve todos os problemas é maluquice também…
a questão é que nenhuma linguagem é perfeita… java tem seus pontos fortes e seus pontos fracos…
mas se java “morresse” hj e nenhum projeto novo fosse criado utilizando java, daqui 10 anos ainda teria milhares de legados por ai e milhares de programadores java empregados… onde eu trabalho tem mais programador C do que Java ou outra coisa… tirando que está cheio de programador COBOL (nossa, isso existe ainda?)
mas falar que Java resolve todos os problemas é maluquice também…a questão é que nenhuma linguagem é perfeita… java tem seus pontos fortes e seus pontos fracos…
mas se java “morresse” hj e nenhum projeto novo fosse criado utilizando java, daqui 10 anos ainda teria milhares de legados por ai e milhares de programadores java empregados… onde eu trabalho tem mais programador C do que Java ou outra coisa… tirando que está cheio de programador COBOL (nossa, isso existe ainda?)
Linguagem perfeita para todos problemas eu acho que nunca vai existir
Gente vamos deixar torcida apaixonada para a copa do mundo que começa mes que vem. Java morreu e como disse o artigo ficara restrito como linguagem de baixo nivel para a JVM. Hoje em dia é preciso um motivo muito forte para desenvolver aplicações em Java. Principalmente se a aplicação for web.
kkkkkkkk todo mundo gosta de falar isso mas suas realidades não passam de Struts 1.2 + EJB 2 + Maven e Oracle RAC.
Vixe…pelo visto tem muitaaa empresa com motivos fortes então!
hã?
Vixe…pelo visto tem muitaaa empresa com motivos fortes então!
Sim, principalmente empresas que nao estão na vanguarda da tecnologia com sistemas legado pra dar manutenção.
Quando dizem que Java morreu é no contexto da evolução da linguagem, ninguém esta falando que nao vai ter mais empregos em consultorias 3 letrinhas.
Boa tardeConcordo com o Mauricio, para você dizer que a linguagem vai morrer antes é necessário ter uma outra linguagem que seja melhor, hoje não vejo nenhuma linguagem melhor ou pelo menos do nível do Java.
Falou.
Agora você apelou também. Falou que outras não servem.
mas falar que Java resolve todos os problemas é maluquice também…a questão é que nenhuma linguagem é perfeita… java tem seus pontos fortes e seus pontos fracos…
Linguagem perfeita para todos problemas eu acho que nunca vai existir
Eu já acho o contrário. A linguagem boa é aquela que você se sente a vontade codificando.
Lembrando bem para separar “Linguagem java” de “Plataforma java”.
No caso da linguagem java eu creio que possa sim a ser menos usada com os anos(varios anos…), tem cada vez mais linguagens rodando dentro da JVM, linguagens estas que resolvem o “problema” do java no desenvolvimento web, como JRuby, Clojure, Jython, Scala etc. Principalmente podendo se usar toda a base ja montada de frameworks quando necessario, até que tais frameworks sejam substituidos por outros feitos diretamente nas novas linguagens.
Agora outra coisa totalmente diferente é dizer que a Plataforma, diga-se JVM, esta morta, ninguem em sã consciencia ira trocar toda a robustes dela por algum hype, e esta sim podemos arriscar dizer que nao tem outra a altura, talvez .NET.
Essas falacias ao menos deveriam ser mais segmentadas ex:
A “linguagem” Java e sua especificação de Servlet estão ultrapassados para “Desenvolvimento Web”. LINDO. LINDO. LINDO.Bater no peito e falar que a linguagem em geral está acabada é no minimo sensacionalismo.
Observação perfeita
Linguagens de programação não morrem até que o ultimo sistema escrito nela seja desativado.
É o mesmo com linguas.
bom pessoal agora so se fala nisso fim do java eu programo em java porem quero muito aprender c# mas mesmo asim ainda prefiro o java mas acho que ele nunca vai morrer
pois hj em dia e dificil uma linguagem que e boa em todas as plataformas como java porem.
nao adianta iso de ficar morre ou nao morre e mesmo asim se um dia iso chegar a acontecer ainda tera muito mas muitos sistemas rodando em java.
o que vcs acham