Olá
Como sabem, apresentei ontem junto com o Daniel Quirino de Oliveira um tutorial sobre Web services.
É claro que a gente tinha consciência da dificuldade de abordar um assunto tão amplo em apenas 3 horas. Mas tentamos mostrar a maior parte das tecnologias envolvidas e as opcões para tratá-las.
Nas verdade as coisas não puderam rolar da forma como foi planejado devido a alguns inconvenientes da infra-estrutura de segurança da Universidade que não nos permitiu instalar as aplicações que seriam mostradas como hands on. O Daniel também teve um problema que causou a perda de uma parte importante da sua apresentação e por este motivo eu acabei falando mais tempo do que era esperado.
Peço desculpas em meu nome e em nome do Daniel se alguém se sentiu um pouco decepcionado por não ter sido possível meter a mão na massa durante o tutorial.
Entendam o material que preparei como um bloco de anotação contendo observações sobre vários assuntos envolvidos com web services. São vários PDFs e a ordem que eu recomendo a leitura é:
1-WebServicesWS.pdf
2-Schemas.pdf
3-XML-RPC.pdf
4-SOAP.pdf
5-WSDL-UDDI.pdf
6-Axis2-1_1.pdf (ao seguir este tutorial, o resultado será o mesmo que está em HelloWorld-Axis2.zip)
7-REST.pdf
Obrigado aos amigos que participaram. Obrigado ao Daniel pois sei que sem a ajuda dele seria impossível para mim fazer e apresentar tudo sozinho.
[color=red]<Editado>Há um erro no arquivo 6-Axis2-1_1.pdf . O OpenOffice que usei para converter para PDF modificou o original que fiz no PowerPoint (comeu pelo menos 2 slides e modificou outros). Espero em breve conseguir gerar um outro PDF correto. Se alguém achar alguma outra coisa estranha por favor avise.</editado>
[/color]
[]s
Luca