Dual boot têm bom desempenho? vale a pena se focar em sistemas operacionais no inicio de carreira?

Não sei se pode fazer esse tipo de pergunta, mas, estou iniciando em programação e vi muita gente aconselhando a usar o Linux, especificamente o Ubuntu, outras diziam que era melhor usar o sistema operacional que eu me sentia mais confortável, no caso o Windows, estou querendo fazer um dual boot para testar tanto o meu desempenho, quanto o do próprio sistema operacional, e me deparei com o dual boot e maquiná virtual, sendo que está ultima muita das vezes fica lenta e trava muito, o mesmo acontece com o dual boot?

Um adendo também é que estou iniciando, e quero estudar o sistema operacional desde o básico, mas a algum tempo comecei a estudar as linguagens de programação e bancos de dados, vale a pena me focar em sistemas operacionais no momento? ou melhor deixar pra quando eu tiver já um considerável conhecimento de programação?

Com dual boot, cada um dos sistemas está separadamente instalado, possivelmente em discos rígidos/ssd diferentes, então eles podem usar totalmente os recursos do hardware. O desempenho é muito melhor que máquina virtual porque um sistema praticamente não interfere no outro.

Dito isso, o que você quer dizer com “estudar o sistema operacional”? Fala de aprender comandos básicos (como comandos do shell em um Linux)? A não ser que você tenha como objetivo trabalhar com isso (ex: configurando servidores), acho que vale mais a pena focar em programação e aprender o sistema conforme a necessidade.

Eu particularmente não sou muito fã de dual boot e máquinas virtuais, só usando para testes quando necessário. No meu caso, não vejo muitas vantagens em usar 2 sistemas no mesmo computador, tento que alternar entre eles constantemente. Acabo ficando em 1 só 99% do tempo.

Abraço.

1 curtida

Estudar SOs é mais pra profissionais de infra. Use o que for mais confortável mesmo, senao vai perder tempo com o que não é seu objetivo.

Maioria das grandes empresas usam Windows nas estações de trabalho dos funcionários, nunca trabalhei em uma empresa que usasse Linux no desktop. Já experimentei, mas pela falta de todos os softwares que precisava e não ser tão amigável não valeu a pena. Em servidores é bem usado, mas quem cuida disso nao é o desenvolvedor (exceto empresa pequena que o cara vira um “faz tudo”).

Tambem nao curto dual boot ou VM na minha máquina. Quanto mais enxuta melhor.

1 curtida

Valeu galera, vou ficar pelo Windows por enquanto, e focar mais nos outros estudos, se um dia for ver algo relacionado servidores vou dar uma olhada no linux :+1:

1 curtida