Estou estudando sobre métodos estáticos e já entendi que ele é um método da CLASSE, e que não necessita de uma instância para ser executado. O que eu não entendí é por que que métodos estáticos só acessam outros métodos que também são estáticos e atributos estáticos? Não consegui desenvolver um raciocínio neste momento.
Dúvida a respeito de métodos estáticos em Java
P
2 Respostas
Porque um método ou atributo não estático precisa estar sob uma instância (objeto) de uma classe para ser acessado, e o método estático não tem como saber sob qual instância trabalhar, já que ele, por ser estático, não está operando sobre uma instância da classe.
Note que você pode passar um objeto da mesma classe do método estático para esse método, e o método estático pode operar normalmente sob essa instância. Ou seja, algo como isso:
public class ClasseA{
int valorInteiro = 10;
public static void metodoEstatico(ClasseA instanciaDaClasseA){
instanciaDaClasseA.valorInteiro += 10;
}
}
Abraço.
P
Muito obrigado meu amigo. Agora entendí perfeitamente!!!
Criado 21 de março de 2020
Ultima resposta 21 de mar. de 2020
Respostas 2
Participantes 2
Alura POO: o que é programação orientada a objetos? Aprenda os conceitos básicos da programação orientada a objetos, como classes, objetos, herança, encapsulamento e polimorfismo, com exemplos.
Casa do Codigo Desbravando SOLID: Praticas avancadas para codigos de... Por Alexandre Aquiles — Casa do Codigo