amigos boa noite, estou com uma serie de duvidas e gostaria que os amigos entendessem pois sou iniciante, é o seguinte estou desenvolvendo um programa de controle de vendas, ate ai tudo bem, agora pensando na estrutura do banco de dados, tenho cliente, fornecedor e funcionário, ambos podem tel. fixo, movel, e cel. então criei uma tabela de telefone, ambas as telas de cadastros vão ter um imput dinâmico para que possa inserir mais de um contato de telefone. ate ai tudo bem só que me veio uma duvida e um erro.
1° como vou ter certeza que se caso de algum erro na aplicação não fique faltando dados, por ex: cadastrou o cliente mas não cadastrou o telefone.
2° estou com um erro que vou postar ai a msg de erro, tenho um while que conta quantos menu dinamicos para o telefone foram gerados porem no ultimo ele me retorna nulo ai da um erro.
java.lang.NullPointerException
br.com.leportini.action.Fornecedor.doPost(Fornecedor.java:127)
O código abaixo:
int contador = 1;
int n1 = 0;
String tel = "1";
while (n1 <= Integer.parseInt(tel)) {
System.out.println(" n1 "+n1);
System.out.println("tel "+tel);
if(!(request.getParameter(tel).equals(null))){
System.out.println("request telefone "+request.getParameter(tel));
contador ++;
n1++;
tel = ""+contador;
} else {
System.out.println("valor de tel e sai da condição "+request.getParameter(tel));
}
}
a linha de numero 127 que o eclipse esta reclamando é a linha a baixo…
if(!(request.getParameter(tel).equals(null))){
desde de já eu me sinto grato pelas respostas.