Dúvida com relacionamentos em um diagrama de classe

Olá tenho as seguintes classes:
Avaliador
Artigo
Avaliação
Artigo Revisado

Bom basicamente um avaliador irá avaliar um artigo e irá dar uma nota por isso acabei criando a classe Artigo Revisado
Basicamente irei precisar dessa Nota Final
Mas não sei se fiz o relacionamento certo
E também estou com dúvida com relação ao diamante para onde está mirado é o todo da relação? O Atributo irá para onde a classe que está recebendo o diamante?
Texto de apoio:
O avaliador fornece o identificador do Artigo para revisar. 2. O sistema apresenta o identificador,nome,autores e resumo do artigo. 3. o avaliador avalia os itens( clareza, relevância, corretude), informa a nota final, para cada item de avaliação e recomendação final o avaliador pode dar uma nota de 1 a 5.
Como está o que fiz até o momento:
image

Artigo ok, mas, revisado não é um estado? Por que criar uma nova classe? O que tem de diferente entre um artigo e um artigo revisado?

relmante no caso seria a nota final
eu fiz isso para tentar melhorar
image

Mas ai me surgiu essa dúvida nesse caso artigo deveria ter uma associação com avaliação também?
Como eu faria para melhorar sem essa artigo revisado.

No meu entendimento (e eu não sou dono da verdade), avaliacao é um atributo de artigo. E não existe essa coisa de artigo revisado.
O artigo poderia ter os seguintes estados: aguardando avaliação, em avaliação e avaliado.
Mas, repito, minha opinião.

1 curtida

Entendi mano, mas em diagrama de classes como eu represento esses estados? Aguardando Avaliação, em avaliação e avaliado?

Você não representa estados em diagrama de classes, apenas as principais classes e as relações entre elas.
Eu excluiria esse artigo revisado, indicaria que artigo tem uma avaliação (o artigo existe sem a avaliação? Se sim, então é uma agregação e não composição).
Aliás, a seta com losango pintado na ponta indica composição, neste diagrama, você está dizendo que um artigo só pode existir se e somente se ele tiver um artigo revisado.

entendi eu pensei que fosse assim:
o Artigo seria o todo, e o artigo revisado não existiria se não existir um artigo revisado, pensei que o diamante fosse para o todo.

Um resumo bem legal pode ser encontrado aqui