Duvida de Modelagem e Padrões (Jogo de Damas)

Preciso fazer a modelagem de um jogo de damas com os seguintes padrões de projeto:
Abstract Factory
Factory Method
Adapter
- Com agregação
- Com herança
Singleton
Strategy
Prototype
Decorator
Iterator

Segue em anexo a modelagem do que ja foi feito.

Minha duvida é:
Saber se as classes concretas (PecaPiao e PecaDama) herdam PecaAB ou tem PecaAB ?
e gostaria de saber como implementar os padroes que ainda nao foram implementados, que seria o Prototype, Decorator e Iterator.

Eu so gostaria que vcs esclarecessem as duvidas, pois ja pesquisei em varios livros e nada. E meu professor nao ajuda em nada.

Obrigado pela atenção de todos do forum.

att,
Reinaldo Nunes Junior

Soh dando um piteco: classe A é uma B ou tem uma o que é diferente mas tambe correto: classe A herda da classe B ou classe A implementa a classe B. Logo,

[quote=“reinaldoJunior”]Saber se as classes concretas (PecaPiao e PecaDama) herdam PecaAB ou tem PecaAB ?
[/quote]
é meio estraho de se falar :smiley:

Nao entendi seu comentario, Bruno… isA e hasA sao relacionamentos bem diferentes :?

Gostaria de saber se a Classe PecaPeao e PecaDama devem herdar a classe PecaAB ou deve conter a PecaAB.

Gostaria de Saber Como posso aplicar os outros padroes de projeta que nao foram implementados nesta modelagem

Me expressei mal :roll:
Quis dizer que “herdar” e “tem um” são coisas diferentes, tipo, nao dah pra comprar. “Herdar” consequetemente vc “é um”, agora “ter um” é outra coisa…

Será que fui mais claro agora ? :wink:

Com relação aos outros modelos, num tenho nem ideia de como fazer, Reinaldo.

Flw!

[quote=“reinaldoJunior”]Gostaria de saber se a Classe PecaPeao e PecaDama devem herdar a classe PecaAB ou deve conter a PecaAB.

Gostaria de Saber Como posso aplicar os outros padroes de projeta que nao foram implementados nesta modelagem[/quote]

Dando uma olhadinha ai, acho q deve implementar. Ou seja, PecaPeao implements PecaAB, logo PecaPeao sera uma PecaAB, assim como PecaDama tb. E se precisar implementar outras caracteristicas, vc fica aberto tb. A nao ser que PecaAB ja tenha algumas funcoes implementadas e tal, ai seria melhor extender mesmo.

Flw!