Duvida em aplicação (simular termomêtro), alguém disponível?

Boa noite, sou novo aqui (leigo em JAVA também) e gostaria de saber pelo menos por onde eu começo a minha aplicação.
O sistema deve simular um termômetro com uma interface gráfica onde a temperatura pode diminuir ou aumentar com valores aleatórios.
Via TCP/IP por conexão local e também internet, caso a temperatura fosse alta (> 70) , uma mensagem (por SOCKETS) teria que ser enviada indicando perigo, caso fosse mais baixa (< 10) um alerta indicaria a situação, sendo que para as duas situações, operadores poderiam interferir e colocar um numero para ajustar a temperatura.
Fiz umas pesquisas para a simulação ficar mais real, no caso para os valores não alternarem de forma brusca, vi a possibilidade de alternar esses valores gradualmente e de forma lógica para que não aconteça de hora ela estar a 60 graus e de repente a 15 graus.
Basicamente, consiste em uma tela mostrando a temperatura atual, que fica atualizando de segundos em segundos com valores aleatórios, eu caso atinja um valor superior ao minimo e máximo estabelecidos, enviam mensagens utilizando Sockets.

*Recorri ao fórum pois estou com o prazo e só nas buscas pela internet não creio que vá dar tempo.

Agradeço a todos desde já.

Amigo, vamos lá, um passo de cada vez, você sabe fazer alguma coisa em interface gráfica ?
Você tem conhecimento de Socket ?

Acho que a única coisa que poderia te explicar aqui é para usar a classe Math para fazer um randon em um range de valores de acordo com a temperatura “atual”, suponhamos que, temperatura atual está marcando 27 graus, você estipula um delta (3 graus) ai você faz o randon de 24 a 30 graus. Ou seja:

int DELTA = 3;

int min = temperaturaAtual-DELTA;
int max = temperaturaAtual+DELTA;

Então faz o randon entre o min e max.

Renan, antes de tudo, te agradeço por me ajudar.
Sei fazer uso de Swing e algumas frameworks. Só de saber que você abstraiu o conteúdo já me ajudou muito, a aplicação em si é simples, porém era justamento o que você disse que eu quero fazer (valor atual) . Obrigado pela ajuda amigo!

kkkkkkkkk
beleza, se precisar é só postar

Opa haha tamo junto