Duvida em programa com array

Boa Tarde.
Estou fazendo um trabalho na faculdade em java que é o seguinte,vou receber uma mensagem que nesse caso são 1 ou mais números em hexadecimal e vou ter que verificar cada numero e substituir ele pelo seu código binário,depois vou gravar ele em um arquivo e vou ter que chamar outro método para ler o arquivo e passar novamente para hexadecimal.
A minha ideia é a seguinte: Vou receber uma string e transformar em um array(já fiz essa parte está co código abaixo) a partir desse array vou comparar cada posição e criar um outro array com seu código binário.
A minha duvida é como eu vou fazer a tabela para comparação, eu poderia utilizar vários if dentro de um for que percorre o array,isso funcionária mas não é o correto.
Alguém sabe um outro modo de fazer?

public class Gerador {
static int contaMensagem =1;

public static void main(String[] args) {

String mensagem = JOptionPane.showInputDialog ( null, "Digite a Mensagem a ser transmitida:");
char [] mensagemArray = mensagem.toCharArray();
//imprime(mensagemArray);
contaQntMensagem(mensagemArray);
System.out.println(contaMensagem);

}

public static void imprime(char[] array) {
for (int i = 0; i < array.length; i++) {
System.out.println(array[i]);
}
}

public static void contaQntMensagem(char[] array) {
for (int i = 0; i < array.length; i++) {
if(array[i]== ’ ') {
contaMensagem = contaMensagem + 1;
}

Não entendi a necessidade da comparação. Onde que isso foi pedido ou está criando para resolver qual problema?

A entrada do programa por exemplo vai ser : 24H 21F

ai vou ter que transformar esse números em Binário por exemplo,24F:0010 0100 1111, ai teria que ter alguma coisa com os dados para saber em qual numero converter tipo 2 = 0010 e assim por diante,ai eu iria percorrer o vetor e fazendo as substituições.

Mas o programa não deve servir só para binário,se eu quiser trocar a ‘‘tabela’’ e o 2 virar JKSBFJ eu também tenho que conseguir.

O java provê tudo isso para ti, para quê complicar?

Como eu devo fazer então?Poderia me dar uma ideia.

Veja, você precisa, apenas, de uma boa pesquisa

Entendi,Obrigado.