Dúvida - Grade de Produtos

Boa Tarde a todos!

Estou modelando um sistema comercial e chegando na parte de controle de estoque, surgiu a seguinte duvida:

Como modelar “Grade de Produtos”, alguem ja teve alguma experiencia com esse tipo de controle?

Fiz esse modelo, mas num sei se está correto.

Alguem poderia me ajudar?

Minhas Pesquisas:

Um produto controlado por Grade é aquele que possui variação em suas características, como por exemplo, tamanho e cor. Quando você precisa controlar divisões de um mesmo item (produto) do seu estoque (como por exemplo, tamanho, cor, voltagem, etc) a melhor maneira de se fazer isso é criando uma grade para aquele determinado produto. Por meio da grade, é possível ter-se vários sub-itens (divisões) de um mesmo produto. Um exemplo prático de grade seria o caso de Camisetas, com seus diversos tamanhos e cores diferentes. O produto seria CAMISETAS e, esse produto teria uma grade com todos os tamanhos e cores existentes.

Abraços
D.Lucas


CARA…ESTOU COM A MESMA DUVIDA…

VOCE JÁ CONSEGUIU RESOLVER O SEU PROBLEMA ?

CONSEGUIU IMPLEMENTAR ?

também estou precisando dessa solução, não sei nem como começar o sistema, na prática (código + banco de dados).

O conceito é esse mesmo que o d.lucas.latorre citou no início do tópico.

A grade nasceu inicialmente para controlar somente TAMANHO/COR, mas hoje ela tem sido usada para outras coisas também.

Se alguém tiver uma iniciativa assim, por favor poste ai!

[quote=joellazzari]também estou precisando dessa solução, não sei nem como começar o sistema, na prática (código + banco de dados).

O conceito é esse mesmo que o d.lucas.latorre citou no início do tópico.

A grade nasceu inicialmente para controlar somente TAMANHO/COR, mas hoje ela tem sido usada para outras coisas também.

Se alguém tiver uma iniciativa assim, por favor poste ai![/quote]

Se vc nao tem ideia de codigo nem de banco, então pare ai. Vá estudar um pouco mais.

A unica coisa que posso contrinuir é que nao existe item de produto. Nao consigo ver a possibilidade, de vc uma hora vender um item de produto, outra, um produto. ou é um produto ou nao é produto. Esse esquema de grade é falho.

Eduardo Dress, que resposta é essa? Desde que tenho chegado no fórum do GUJ tenho me surpreendido positivamente com as pessoas que respondem os tópicos; pessoas com um vasto conhecimento, principalmente os moderadores, que respondem e compreendem o nível de cada um - acima de tudo RESPEITAM o conhecimento dos outros - seja qual for o nível.

Sou iniciante em programação Java e modelagem de sistemas e não tenho vergonha nenhuma em dizer isso.

Achei ofensiva a sua resposta, principalmente depois de ver seu histórico aqui no fórum do GUJ e a sua contribuição para a a solução do problema levantado nesse tópico.

VOLTANDO AO TÓPICO!!!
por que vc diz que o esquema de grade é falho? trabalhei 6 anos com Microsiga/Protheus e utilizava muito a grade no ERP - vc conhece alguma solução alternativa ao uso da grade?

Por que criar de Produto, Produto_cor, Produto_tamanho? E se surgir algo novo cria-se uma nova tabela? Por que não deixar isso mais dinamico do tipo Produto, Caracteristica, Produto_caracteristica? Não sei se me fiz entender bem … mas a idéia é deixar possível vc criar características novas para produtos sem precisar adicionar tabelas no seu sistema.

Eu acho que quanto mais genérica e ampla a solução, melhor. A sugestão do grustk é boa, mas ainda assim limita a grade à característica.

A resposta do Eduardo Dress, apesar de muito ofensiva e desnecessária, cita um ponto que concordo: “ou é um produto ou nao é produto.”

Se esse sistema for usado para camisetas, então teremos uma camiseta vermelha e outra branca no estoque, certo? Ambos são produtos… e ponto final.
A única correlação que vejo entre grade e produto é justamente grade ser um ATRIBUTO de produto… ou seja…
Um produto pode estar relacionado a outro.

No caso das camisetas brancas e vermelhas por exemplo, basta usar a branca como produto base e a vermelha importar todos os dados da branca… descrição, foto, preço, etc etc etc. e ao preencher o cadastro do produto da grade, troca-se o título de “Camiseta Polo Algodão Branca” para “Camiseta Polo Algodão Vermelha”. O mesmo pode ser feito com todos os dados da camiseta vermelha.

Resumindo: Grade = atributo (Integer) da classe produto, que apenas informa o código do produto tomado como base.
Depois você pode implementar métodos pra sempre que alterar a descrição do produto alterar em todos os da grade e etc… mas fundamentalmente, esse é o raciocínio mais adequado ao meu ver.

Opa tudo bem galera, vem dar minha contribuição:

Olha só uma dica:

Está faltando uma tabela: Grade

Exemplo:

TabelaProdutos (idProduto)
TabelaCores (idCor)
TabelaTamanhos(idTamanho)
TabelaGrades(idProduto,idCor,idTamanho,quantEntrada,quantSaida)

Assim você cadastra a quantidade certa de cada produto, em relação a sua descrição.

Como estava você não saberia o quanto de camisetas amarelas tinha em seu estoque por exemplo.(OSB: você pode colocar campos que você achar que deve ser exclusivos para cada grade).

Espero ter contribuido.

bom dia gente

não sou programador ASP.NET mas posso ajuda-los neste tópico

segue aqui uma referencia muito boa:

bom é o seguinte

1 sistema que deve controlar produtos, controla o seu estoque, tabela de preço, local de armazenagem… e mais mil coisas.

o recurso de grade é fundamental para 1 controle de estoque, a grade sozinha não é 1 produto, e sim atributos mesmo, mas relacionado ao 1 produto pai, todo o contexto se torna 1 produto sim, mas assim para isso funcionar o que vale mesmo é o controle do estoque:

da 1 olhada no anexo

assim vc tera

                grade1       

produto cor local quantidade
camiseta azul loja de campinas 54
camiseta azul loja de campinas 36

se quiser assim tbm da

                 grade1   grade2     

produto cor tamanho local quantidade
camiseta azul M loja de campinas 54
camiseta azul G loja de campinas 36

so aumentar a quantidade de fk_grades

se avaliar bem temos 1 pequena economia de informações salvar

fico por aqui

qq coisa

elissonprates@hotmail.com