Bom galera, o que seria esse método ágeis? e o que ele pode me propor? cheguei a ler alguns artigos mais não entendi bem. Como estou estudando desenvolvimento de software porque pretendo muito trabalhar com isso, eu preciso realmente saber?
Da Wikipedia (uma definição boa o bastante para iniciar a discussão):
“Desenvolvimento ágil de software (do inglês Agile software development) ou Método ágil é um conjunto de metodologias de desenvolvimento de software. O desenvolvimento ágil, tal como qualquer metodologia de software, providencia uma estrutura conceitual para reger projetos de engenharia de software.”
Leia o restante lá: https://pt.wikipedia.org/wiki/Desenvolvimento_ágil_de_software , para entender os conceitos gerais.
A adoção de métodos ágeis está aumentando aos poucos em várias empresas, então sempre existe a possibilidade de você entrar para uma equipe que trabalhe com alguma metodologia ágil (como Scrum). Você não precisa ser expert antes de entrar na empresa, mas ajuda se você tiver uma ideia dos conceitos básicos.
Abraço.
É uma ferramenta de gestão. pode ser usada tanto pra controlar o trabalho dos programadores num ambiente de fábrica, ou pra gerir um projeto de software quando usado por profissionais altamente treinados.