Dúvida Objeto x Banco de Dados

galera
to com o seguinte dilema

Eu tenho que realizar uma busca no SQL Server em um campo datetime
A partir dessa busca, tenho que converter o mês do campo de numérico para extenso. Ex:se estiver 17/08/2006 eu tenho que retornar Agosto/2006

O que eu tenho que fazer é mostar um relatório na jsp de quantos arquivos foram acessados em cada mês, mostrando o mês por extenso

Minha dúvida é: Quando eu faço o Select, pode demorar muito tempo para ele converter todas as datas em datetime para o mês em extenso, o que tornaria meu programa lento
Então, eu gostaria de saber se é boa prática,ou se é errado eu definir o mês em um novo campo da tabela, ao inserir o registro

Eu criaria uma coluna DESCRICAO_MES por exemplo, e ao inserir o registro no campo, eu já pegaria a data em datetime, converteria o mês e insiro Agosto/2006 em DESCRICAO_MES, assim só preciso fazer o Select desta coluna, sem precisar converter nada

Dar uma quebrada assim no meu banco de dados, a fim de otimizar meu código é errado? Eu devo me concentrar mais nos meus objetos ou na minha tabela ao fazer um sistema?

Você não tem certeza do impacto de performance que esta operação causará. Portanto, antes de sair otimizando, recomendo fortemente que faça o teste para ver se vale a pena/é necessário ou não.