Dúvida Python em máquina virtual

Senhores, aqui onde trabalho eu posso criar máquinas virtuais no servidor sem nenhum problema, tenho até um espaço reservado para isso, enfim, porém não gostaria de criar um Debian por exemplo, com interface, para consumir o minimo do servidor eu gostaria de colocar sem interface, porém executar a IDE do Python no meu sistema principal. Isso mesmo fora da máquina virtual e salvar meus projetos dentro da máquina virtual quando eu terminar de programar. Qual a solução para isso ?

Eu usaria o Virtualenv em vez de uma máquina virtual.

Uma solução usando máquina virtual seria configurando a pasta do projeto para ser compartilhada, mas não sei se a máquina permite isso.

1 curtida

Só pra saber, qual é sua necessidade real ? Porque você quer guardar seus projetos em uma máquina virtual em um servidor ?

2 curtidas

eu mudo muito de maquina, e eu queria ter esses arquivos centralizados em um local apenas.

Para isso é que existem os controles de versão. Se você puder colocar seus projetos na Internet, a melhor opção é utilizar algum serviço de repositório, os mais famosos são:

• Github
  • Gitlab
  • Bitbucket

No Github, se você quiser criar projetos privados você tem que pagar, mas nos outros 2, você pode ter repositórios privados de graça.

Caso você não possa colocar seus arquivos na Internet, você pode baixar o Gitlab e instalar em um servidor local. Aí sim, você poderia criar uma máquina virtual com o Linux mais limpo possível, apenas com o Gitlab. Quanto às IDEs, não precisa se preocupar, a maioria delas já vem com suporte para sincronizar os projetos locais com o Git.

2 curtidas