[Duvida] Qual a melhor forma de modelar dados

Bom dia rapazeada.
Sou “novo” aqui no fórum. Digo “novo” porque já utilizo para sanar minhas dúvidas há algum tempo, mas não era cadastrado.
Senti a necessidade de criar um tópico por se tratar de uma dúvida mais específica, que eu não sei a palavra chave para procurar.

Estou desenvolvendo um pequeno software para gerenciar alguns documentos do lugar onde trabalho (atualmente não trabalho com programação).

Funciona assim.
Eu gerencio alguns contratos, que devem pagar, por meio de uma Guia de Recolhimento da União (GRU), o valor do aluguel para a empresa para qual eu trabalho.

Uma vez que o contratante efetua o pagamento, um sistema registra e gera um Registro de Arrecadação (RA) automaticamente.

Por fim, eu preciso imprimir este Registro de Arrecadação e confeccionar uma Guia de Recolhimento de Numerário (GRN).

Acontece que as informações contidas nas GRUs, RAs e GRNs são praticamente as mesmas, com algumas informações a mais.

A grande pergunta: eu devo criar as 3 tabelas com todos os dados, e desta maneira ter duplicidade de dados ou devo deixar as informações em comuns numa tabela só (GRU por exemplo)?

O que me incomoda neste último caso é ter que acessar a tabela GRU quando estiver lidando com a GRN. Parece que pode causar confusão. Mas também não acho legal duplicar esses dados.

Desde já, muito obrigado.