[Dúvida] Qual seria uma boa arquitetura para este cenário?

Caros amigos,

Gostaria muito da ajuda de vocês para me guiar a uma solução para o problema que segue.
Aqui na empresa, possuímos alguns servidores com Asterisk. Para fazer o controle disso o próprio Asterisk possui uma base dados chamada CDR onde ele vai gravando as chamadas de entrada, quem atendeu, se atendeu etc. E também possuimos o queuemetrics para gestão do nosso callcenter.

Objetivo.: Criar uma ferramenta para gerar relatórios eficazes, pois os relatórios do queuemetrics ainda não o são para o nosso contexto.

Cenário 1 - Servidores Asterisk controlando diferentes áreas de atendimento do callcenter.
Cenário 2 - Onde existe UM Asterisk, existe UM Queuemetrics correspondente.
Cenário 3 - É necessário associar dados de usuários no BD do Queuemetrics com a tabela CDR do Asterisk. Pois o asterisk armazena o ramal e não os usuário daquele ramal.
Cenário 4 - É necessário que seja escalável, pois as centrais tendem a crescer.
Cenário 5 - Não há padronização na forma como estão escritas as Filas de atendimento. (Uma fila é a área na qual o operador atendeu uma chamada. Ex.: Se ligarem para reclamar, existe uma fila RECLAMAÇÃO )

Por enquanto eu levantei estes cenários.
Conforme forem aparecendo mais cenários eu os irei postando para facilitar na tomada de decisão.

Obrigado a todos.

.

André,

obrigado por responder…mas a minha intenção foi descrita na terceira linha…mas vou destacar aqui pra faciltar para você.

Acho que o trecho acima descreve bem a situação na qual fica estupidamente clara que eu não sei nem por onde começar…

– Os comentários deste fórum devem conter algo construtivo para o aprimoramento do conhecimento. By Lina –

.

– Os comentários deste fórum devem conter algo construtivo para o aprimoramento do conhecimento. By Lina –

.

Para entender mais:

O Asterisk é um hardware ou um software? Eu entendi que é um software.

O que este tal de Queuemetrics faz realmente?

[quote=ellison]Cenário 5 - Não há padronização na forma como estão escritas as Filas de atendimento. (Uma fila é a área na qual o operador atendeu uma chamada. Ex.: Se ligarem para reclamar, existe uma fila RECLAMAÇÃO )
[/quote]
Que software fornece os relatorios atuais? Eu entendi que é o Queuemetrics e que para cada relatório é preciso acessar um Queuemetrics específico, confere?

Por que os relatórios do Queuemetrics não são eficazes? É porque não estão (os Queuemetrics ) integrados?

flws

Compre uma licença do JasperServer ou OpenReports, exporte os dados dos seus servidores para uma base que vc vai usar pra consulta e seja feliz. (É sério!)

Se não tiver que ser uma coisa do tipo imediata, e a exportação não for um impecilio; pode ser uma boa ideia.

fwls

Se não tiver que ser uma coisa do tipo imediata, e a exportação não for um impecilio; pode ser uma boa ideia.

fwls[/quote]

Além de muito mais barato!

Edit.

Já trabalhei com esse tipo de sistema, os relatórios normalmente são semanais/mensais etc.

A bom dessas duas ferramentas é que além de ser mais barato para a empresa ainda são um pulo pro desenvolvedor criar novos relatorios, pois basicamente ele só tem que criar o sql.

Pessoal mais bravo, eu ein.

Cara, pelo que eu sei, Asterix é uma espécie de linguagem por certos tipos de equipamentos que podem processar chamadas telefônicas. Assim, você pode escrever códigos que: redirecionem chamadas, repitam chamadas em caso de fone ocupado, agendar chamadas, enfim, programar o sistema de acordo com a necessidade do sistema.

Pelo que entendi, são gerados certos dados, em formatos diferentes que precisam ser usados para gerar relatórios, ok?

Se for isso mesmo, uma hora ou outra esses dados deverão ser padronizados. O que eu faria era: usar uma ferramenta ETL de BI para carregar esses dados das várias fontes de tempos em tempos em uma base de dados padronizada, e dessa base padronizada gerar os relatórios.

Seria algo +/- assim que você está falando?

.

[quote=andre_salvati][quote=andre_salvati][quote=ellison’]Bem,
…porco egoísta… Nem mesmo ler um texto é capaz… analfabeto funcional.[/quote]

No comments. :wink:

Moderação?[/quote]

Legal. Não tem moderação? Ou ela só funciona em alguns casos?

Se não há moderadores ou se eles não têm tempo eu já me ofereci umas 200 vezes para ajudar.

Esta é uma das causas pelas quais o GUJ está em decadência e eu vou postar cada vez menos aqui.[/quote]

Moderação nem sempre estão atentos a todos os tópicos, se vc ficou ofendido com o que o outro usuário disse mande MP direto para os moderadores.

Oi,

Tudo bem, vamos começar a agir.

Tchauzin!